Serial killer matando mulheres em Juazeiro?: “Irresponsabilidade de quem publica”, diz delegada

Na manhã de segunda-feira (4), o corpo de Beatriz das Virgens foi encontrado próximo ao shopping da cidade, com sinais de apedrejamento. Foi o terceiro caso registrado nos últimos 30 dias.

Após o assassinato de três mulheres por apedrejamento, em áreas próximas ao Mercado do Produtor e Distrito Industrial, em Juazeiro, Norte da Bahia, em menos de 30 dias, alguns blogs e grupos de WhatsApp especularam a ação de um “serial killer” como autor dos crimes. De fato, os crimes, com características semelhantes foram registrados em Juazeiro.

Em 19 de dezembro de 2020, o corpo de Valquíria Angélica da Cunha Fernandes, desaparecida desde o dia 13 do mesmo mês, também foi encontrado pela polícia, em um terreno do Distrito Industrial. No dia 06 de dezembro, outra mulher foi encontrada morta, sem roupas, nas proximidades do campo de futebol do bairro Itaberaba.

Os fatos são verídicos e a Polícia Civil já está investigando os crimes. No entanto, a ação de um assassino em série é uma “irresponsabilidade”, segundo a delegada Lígia Nunes. Ao PNB, a coordenadora da Polícia Civil, em Juazeiro, afirmou que “Não existe qualquer possibilidade de uma ação de serial killer. Isso é uma irresponsabilidade de quem publica com intuito de vender”, disse a delegada.

Para a mestra em psicologia Mariana Cavalcanti criar uma visão fantasiosa de serial killer para justificar a morte de mulheres é naturalizar a opressão e a violência, consequências do machismo.

“Não podemos reduzir o machismo, que é estrutural da sociedade capitalista patriarcal, misógina, a uma perspectiva individual e causal. Serial killer nos remete a alguém que sofre um transtorno psiquiátrico e comete homicídios em sequência. Esta visão retira o olhar amplo sobre a sociedade que mantém a opressão sobre as mulheres e naturaliza a violência, o machismo. As mulheres estão sendo assassinadas em casa, por seus companheiros, ex-companheiros, que as tem como propriedades. Não são assassinos em série, são feminicidas. Precisamos pensar e romper com o machismo na sociedade”, concluiu a psicóloga.

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp

Via Petrolina em Destaque

Artigos relacionados

Deixe um comentário