Sequenciamento genético confirma que variante P1, de Manaus, já está circulando em Serra Talhada, PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, após sequenciamento genético, que a variante P1, originária no Amazonas, já circula em Serra Talhada e Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú. O comunicado foi feito nessa segunda-feira (14) a XI Gerência Regional de Saúde (Geres), responsável pelos dois municípios. Foram duas vítimas, uma de 58 anos e outra de 41.

As coletas haviam sido enviadas pelo Laboratório Central (Lacen-PE), conforme protocolo, para análise de rotina no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, referência nacional na área, que identificou essa cepa do novo coronavírus, relatada primeiramente no estado do Amazonas. A boa notícia é que as pacientes já estão recuperadas e não precisaram de internamento hospitalar na fase aguda da doença.

Em março, a Secretaria Estadual de Saúde já havia divulgado o resultado de sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IMA/Fiocruz PE) à pedido da pasta. Nessa rodada de análises, cinco amostras biológicas de pacientes pernambucanos, diagnosticados entre os meses de janeiro e março deste ano, apresentaram a variante P.1 do novo coronavírus.

Agora em junho, outra amostragem de exames – de pessoas que adoeceram entre janeiro e maio – submetida à sequenciamento genético, desta vez feito pela IAM/Fiocruz PE em parceria com o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE), também a pedido da SES-PE, apontaram que a variante P.1 do novo coronavírus é a linhagem que predomina atualmente em Pernambuco.

Preocupada com a nova variante, a gestora da XI Geres, Karla Millene, agiu rápido tomando as medidas cabíveis. “Assim que fomos notificados pelo Lacen sobre o resultado do sequenciamento genético, já entramos em contato com os municípios de residência das pacientes para início da investigação sobre o tipo epidemiológico das pacientes, com apuração de vínculo de locais de circulação e outros aspectos relevantes”, explicou Millene.

Via Farol de Notícias

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp!

Artigos relacionados