Sem Lula, Bolsonaro lidera pesquisa e Ciro Gomes aparece em segundo

Uma pesquisa do DataPoder360 divulgada nesta terça-feira (5) aponta o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na liderança na disputa para o Palácio do Planalto, com 21% a 25% das intenções de voto. O levantamento do instituto, que é vinculado ao site Poder360, não incluiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em segundo lugar está o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 11% a 12%. Foram testados três cenários.

A terceira posição é disputada entre a ex-senadora Marina Silva (Rede), o ex-prefeito de São Paulo (PT) Fernando Haddad,o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), e o senador Álvaro Dias (Podemos-PR). Eles aparecem empatados tecnicamente, já que a margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual.

Dos três cenários testados, em dois deles foram incluídos apenas os pré-candidatos mais competitivos, ou seja, os que já pontuam acima de 5% em todos os levantamentos. A terceira combinação de nomes é mais longa e considera também os pré-candidatos com menos pontuação. Numa das combinações, o nome do ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) foi testado como candidato a presidente. O pré-candidato ao Governo do Estado teve apenas 6% – o que o coloca em situação de empate técnico com o nome oficial da pré-candidatura do PSDB, Geraldo Alckmin, que pontua com 6% ou 7%, dependendo do cenário.

O terceiro cenário considera Manuela D’Ávila (PCdoB), que aparece com 2%; o ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTC), Flávio Rocha (PRB), Henrique Meirelles (MDB), e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), aparecem com 1%. Já Afif Domingo (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), líder do MTST, João Amoêdo (Novo) e Paulo Rabello (PSC) pontuaram menos de 0,5% cada. Segundo o levantamento, se somados os percentuais dos quatro, vão a 0,8%.

O instituto realizou 10.500 entrevistas por meio de telefones fixos e celulares de 349 cidades em todas as regiões do País, entre os dias 25 a 31 de maio. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-09186/2018.

Via Folha PE

Artigos relacionados

Deixe um comentário