Sem acordo, Lula e Zelenski não se encontram na reunião do G-7

O motivo alegado pelos dois governos, o do Brasil e o da Ucrânia, foi a “incompatibilidade de agendas“.

Sem muita convicção de ambos os lados,  mas previsto para o final da reunião da cúpula do G-7, o encontro  entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Volodmir Zelenski acabou não acontecendo.

Depois de muita pressão internacional, principalmente vinda de  líderes de países presentes na reunião de Hiroshima, no Japão, a delegação brasileira chegou a anunciar a negociação do encontro, o que acabou não dando certo.

O motivo alegado pelos dois governos foi “incompatibilidade de agenda”. Lula teria oferecido alguns horários alternativos para a reunião, que não se encaixaram nos horários do presidente ucraniano. 

Numa entrevista coletiva, o presidente ucraniano acabou ironizando o encontro que não houve. Quando foi perguntado se teria ficado decepcionado por não ter conseguido se reunir com Lula, Zelenski riu e respondeu: “acho que ele (Lula) que ficou decepcionado”. 

O presidente ucraniano voltou para Kiev logo após a coletiva. Lula volta para o Brasil na manhã de segunda-feira no Japão, depois de uma agendada coletiva de imprensa.

O clima entre Brasil e Ucrânia anda tenso depois de sucessivas declarações controversas do presidente Lula, que nunca colocam a Ucrânia como vítima da invasão Russa. Ao contrário, sempre fazendo sinalizações como se poupando a Rússia de críticas.

Esse posicionamento do Brasil tem gerado críticas de vários países, muitos deles presentes na cúpula do G-7 em Hiroshima, no Japão. Entre os quais, Estados Unidos e a maioria dos países europeus.

Via Jornal do Comércio.

Artigos relacionados