Secretaria de Saúde do RJ recebeu 52 respiradores dos 1 mil comprados; equipamentos não tratam Covid-19

Empresas contratadas não cumpriram prazo de entrega. SES diz que vai cancelar contratos.

A secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira (8) que recebeu apenas 52 respiradores dos 1 mil que foram comprados pelo Governo do Rio para o tratamento da Covid-19.

Como mostrou o RJ2 nesta sexta-feira (8), os equipamentos recebidos pela secretaria são parte da encomenda entregue pelo grupo preso nesta quinta-feira (7) por suspeita de ter obtido vantagens na compra emergencial de respiradores para pacientes de Covid-19 no Estado do Rio.

O RJ2 obteve um documento de uma funcionária da secretaria de Saúde que pede autorização para receber os produtos entregues pela ARC Fontoura.

Na caixa, o produto era descrito como Ventilador Astral 100. No entanto, o processo previa a compra de ventilador pulmonar microprocessado para suporte ventilatório de pacientes adultos, pediátricos e neonatais.

Além disso, os equipamentos recebidos são diferentes dos que foram requisitados na compra e não servem para o tratamento de Covid-19.

Especialistas ouvidos pela reportagem disseram que os dois modelos são diferentes. O médico intensivista Rogério Silveira afirmou que o equipamento entregue não é recomendado para pacientes com Covid-19.

“Eu, se fosse responsável pelas compras de ventiladores hospitais, não compraria esse para ventilação avançada para doença tão grave que afeta tantos pulmões como a Covid-19”, disse.

Documento diz para onde foram equipamentos:

Em um documento obtido pelo RJ2, o superintendente de Logística, Suprimentos e Patrimônio, Gustavo Borges da Silva, preso na quinta-feira (7), explica onde estão os equipamentos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Chegada dos respiradores da Arc Fontoura:

  • 25/03 – 30 unidades
  • 03/04 – 22 unidades

Hospitais que receberam equipamentos:

  • Hospital da Região Oceânica, em Niterói – 15 unidades
  • Instituto Estadual do Cérebro – 4 unidades
  • Hospital Anchieta – 33 unidades

No entanto, o RJ2 apurou que o número de respiradores usados atualmente no Hospital Anchieta é de apenas 12. São 21 aparelhos que estão “desaparecidos”.

Outro prazo não cumprido

O prazo de um outro contrato, firmado com a empresa MHS, para a chegada de 97 respiradores, era esta quinta-feira (8). No entanto, os equipamentos não chegaram.

O dono da MHS, Glauco Otaviano Guerra, foi preso na manhã desta sexta-feira no Pará. Ele era um dos alvos da operação Mercadores do Caos, que levou à prisão outras quatro pessoas. Entre elas, Gustavo Borges da Silva, que continua ocupando o cargo de superintendente de logística da secretaria estadual de saúde.

O que diz a secretaria

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, após suspeita de inúmeras irregularidades e o não cumprimento dos prazos, irá cancelar os contratos com empresas ARC Fontoura e MHS. A secretaria disse ainda que vai reaver todos os valores gastos através de meios judiciais.

Via G1 Rio de Janeiro

Artigos relacionados

Deixe um comentário