SDS-PE trabalha conjuntamente com Secretaria de Educação para combater ameaças de violência nas escolas; denúncias no 190

Além do número de telefone da Polícia Militar, as denúncias de ameaças e ataques contra as escolas podem ser feitas no no site criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Diante dos recentes ataques que estão ocorrendo nas escolas do Brasil, que vitimaram crianças e professores, o governo de Pernambuco trabalha para coibir que incidentes como esses ocorram nas instituições de ensino do estado, e tem enfatizado que qualquer informação a respeito de uma possível ação criminosa seja denunciada através do 190, que funciona 24h e as informações são sigilosas.

Além disso, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou, nesta segunda-feira (10), que as Polícias Civil e Militar de Pernambuco vão atuar de forma integrada no monitoramento e combate às ameaças de violência nas escolas.

O Sistema Estadual de Inteligência e Segurança Pública da SDS está em contato direto com o Ministério da Justiça e empresas que operam redes sociais no Brasil a fim de obter dados que auxiliam neste trabalho. Além disso, está reforçando as rondas escolares

As redes sociais estão sendo monitoradas e, com isto, já foram identificados e encaminhados para delegacias competentes suspeitos de praticarem ameaças e atos semelhantes a terrorismo.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas (https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura). Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Ainda de acordo com a Secretaria de Defesa Social, o órgão está buscando trocar informações diretamente com a Secretaria de Educação, a fim de monitorar qualquer possível ação. As duas secretarias farão uma reunião conjunta para alinhamento estratégico das medidas de monitoramento e controle.

A reunião contará com a participação de todos os diretores das Polícias Civil e Militar e com os gestores regionais da Educação, além dos respectivos secretários.

Via Jornal do Comércio.

Artigos relacionados