Saiba como denunciar ‘fura-filas’ de vacinação contra Covid-19 em Pernambuco

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, nesta quinta-feira (21), a abertura de um canal de denúncias para desrespeito às filas de vacinação contra a Covid-19. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também prometeu fechar o cerco contra os “fura-filas”.

A prioridade, neste primeiro momento da campanha de vacinação, é para trabalhadores de saúde na linha de frente de combate à Covid-19; idosos acima de 60 anos e profissionais de instituições de longa permanência; indígenas aldeados; e maiores de 18 anos com deficiência institucionalizados. 

“Antes mesmo do início do processo de vacinação contra Covid-19, falei que não iríamos admitir pessoas desrespeitando a ordem de prioridade no Recife. Por isso, criamos um canal de denúncias, Respeita a fila, que já está funcionando no site do Conecta Recife”, publicou o prefeito em sua página no Twitter.

No site da prefeitura, o denunciante pode preencher um formulário. Não é necessária a identificação, mas caso haja, a ouvidoria garante sigilo. Ainda é possível fazer a denúncia através do 0800 281 0040. A ligação é gratuita.

“Vamos assinar um termo de parceria com o Ministério Público de Pernambuco para que as informações que cheguem à Ouvidoria da Prefeitura do Recife também sejam enviadas prontamente ao Ministério Público para a apuração e o encaminhamento das medidas cabíveis. Não vamos tolerar privilégios!”, continuou João Campos.

Após a chegada de denúncias sobre as irregularidades na prioridade de vacinação, o MPPE anunciou reforço na fiscalização nas cidades. O órgão emitiu recomendação válida para todos os municípios do Estado.

Para denunciar, o MPPE abre os seguintes canais:
Disque MP – 127 (das 9h às 13h)
(81) 9.9677-0707 (das 13h às 17h)
WhatsApp: (81) 9.9679-0221

Formulário na internet: https://ouvidoria.mppe.mp.br/#/formulario
Site (com assistente virtual Audivia): www.mppe.mp.br

No formulário do MPPE, é possível anexar a reclamação em relato de texto e enviar mídias como documentos, vídeos e imagens para complementar a denúncia. 

O denunciante deve informar ainda o município de origem da denúncia. Também não é preciso se identificar.

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp!!

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário