Reitores e servidores da UFRPE recebem título de Cidadão Serratalhadense

A extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, está comemorando 10 anos de atividades voltadas para a formação acadêmica e científica de alunos, professores e pesquisadores.

Na última quarta-feira (24), a Casa Joaquim de Souza Melo conferiu o título de Cidadão Serratalhadense aos profissionais responsáveis pela fundação da unidade na Capital do Xaxado – o que possibilitou o desenvolvimento educacional, profissional e econômico da região. De acordo com a UAST, a solenidade encerrou as atividades oficiais da primeira década da instituição sertaneja com este ato do poder legislativo municipal.

Cerca de dez servidores da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) foram agraciados com a honraria – entre elas, a reitora Maria José Sena que destacou – “A UFRPE já estava em Serra Talhada com a presença do Centro de Treinamento e Pesquisa. Mas a chegada da UAST, por meio do Programa de Expansões e Interiorizações das Universidades, foi um processo que possibilitou a formação de profissionais qualificados e, principalmente, permitiu a fixação dos jovens no Sertão do Pajeú para que possam ajudar no desenvolvimento da região”.

A reitora aproveitou para cobrar mais atenção do poder legislativo e executivo dos municípios para ajudar no fortalecimento da mobilidade estudantil, e assim, proporcionar uma melhor formação profissional aos estudantes universitários da região. “É preciso que o Poder Legislativo e a Prefeitura adotem as universidades interiorizadas, que assumam também essa responsabilidade, pois ela não é só nossa. A mobilidade é uma questão importante a ser enfrentada em Serra Talhada, para que os estudantes possam se locomover até a Unidade e mesmo dentro do município”, elencou. Atualmente a universidade oferta transporte escolar gratuito para os estudantes serratalhadenses.

Além da professora Maria José de Sena, foram agraciados com o título de cidadão Serra Talhadense o ex-reitor Valmar Corrêa de Andrade; a diretora geral e acadêmica da UAST, Katya Souza; e os docentes Maria do Socorro de Lima Oliveira, Cintia Beatriz de Oliveira, Edvaldo da Nóbrega Gaião, Carlos Romero Ferreira de Oliveira, Martinho Cardoso de Carvalho Júnior, Luciano Galvão e Mário Henrique Bento.

Por Robério Sá / Blog do Elvis

Artigos relacionados

Deixe um comentário