Rede lança Túlio Gadêlha como pré-candidato à prefeitura do Recife em 2024

Lançamento aconteceu em evento no Recife, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Túlio Gadêlha é bacharel em direito, tem 36 anos e está no segundo mandato na Câmara Federal.

A Rede Sustentabilidade lançou, neste sábado (2), o deputado federal Túlio Gadêlha como pré-candidato à prefeitura do Recife nas eleições de 2024. O anúncio foi feito em evento realizado num restaurante no Centro da cidade, e que contou com a participação da fundadora do partido, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima no Brasil, Marina Silva.

Atualmente no segundo mandato como deputado federal, Túlio Gadêlha é bacharel em direito, tem 36 anos e já foi filiado ao PDT, partido que o elegeu a primeira vez e que ele deixou em 2021. Desde 2017, namora a apresentadora Fátima Bernardes.Em seu discurso, Túlio Gadêlha falou sobre a necessidade de fortalecer conselhos de participação popular, como de mobilidade, meio ambiente, política para mulheres e juventude.

“Nossa missão é não só construir uma cidade melhor, mas é construir uma cidade onde as pessoas possam opinar. Uma cidade onde exista participação popular. O Recife tem um longo histórico de pessoas que gostam de discutir a cidade e gostam de discutir as suas prioridades, mas, nos últimos anos, isso não tem acontecido.

Existia um movimento, que começou há quase uma década, de desmonte dos conselhos, dos espaços de participação da sociedade civil. Como se, na gestão, o gestor soubesse de tudo o que o povo precisa, e isso não é verdade. A gente precisa escutar as pessoas”, disse Túlio Gadêlha.

Além da ministra Marina Silva, também participaram do lançamento da candidatura de Túlio Gadêlha os deputados estaduais João Paulo (PT) e Rosa Amorim (PT).Esta foi a primeira pré-candidatura a ser oficializada para a prefeitura do Recife. A Rede, desde 2022, compõe uma federação com o PSOL, partido que, desde dezembro de 2023, aprovou, mas ainda não oficializou o nome da deputada estadual Dani Portela como pré-candidata a prefeita.As federações duram pelo menos quatro anos. Pelas regras eleitorais, os partidos federados só podem oficializar uma candidatura, agindo como uma única agremiação partidária.

Não há, portanto, definição se o candidato oficial da federação PSOL-Rede será Dani Portela ou Túlio Gadêlha.Além disso, Dani Portela é líder da oposição à governadora Raquel Lyra (PSDB), enquanto Túlio Gadêlha apoiou a governadora no segundo turno, em oposição à posição oficial da federação Rede-PSOL, que apoiou Marília Arraes (Solidariedade).

Procurada pelo g1 sobre a candidatura de Túlio Gadêlha, a deputada Dani Portela disse que é direito de qualquer pessoa lançar uma pré-candidatura e que segue pré-candidata pelo PSOL, por ter tido o nome aprovado em congresso do partido e porque, até o momento, “nenhum fator relevante surgiu para alterar essa situação”.Disse, também, que a federação irá debater sobre as candidaturas e, em momento adequado, oficializará a decisão.

Também procurado, o porta-voz da Rede Sustentabilidade em Pernambuco, Paulo Rubem Santiago, disse que não há conflito entre as duas pré-candidaturas. Ainda segundo o representante da Rede, a candidatura majoritária dos dois partidos deve ser definida até maio.

Ele afirmou que a federação vai constituir um grupo de trabalho para fazer uma espécie de levantamento das condições de vida da população do Recife, os indicadores sociais, as questões mais graves, para apresentar, antes da convenção da federação, os subsídios para as duas candidaturas.

Via G1 Pernambuco .

Artigos relacionados