Recifense ganha prêmio internacional de arte com desenho sobre diversidade: ‘Abraçar diferenças é um passo muito importante’, diz

Obra de Whittney de Araújo mostra oito mulheres sentadas em frente a oito diferentes telas. Jovem tem 20 anos e estuda no IFPE Olinda

Uma estudante de artes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Olinda venceu um concurso internacional de arte. Uma obra da recifense Whittney de Araújo, de 20 anos, foi escolhida como a melhor na categoria adulto, para a vigésima exposição anual da organização americana Embracing our Differences. Em tradução livre, isso significa abraçando nossas diferenças.

Abraçar nossas diferenças é um passo muito importante para a mudança. Nossas diferenças nos tornam quem somos“, afirmou .

A ilustração “Somos todos pérolas”, inspirada na tela “Moça com brinco de pérolas”, do pintor Johannes Vermeer, foi feita exclusivamente para o concurso. No desenho, Whittney de Araújo mostra oito mulheres sentadas em frente a oito diferentes telas.

Há uma mulher negra, uma branca, uma indígena, uma gorda, outra magra, outra cadeirante, uma com vitiligo e outra religiosa. Cada uma se identifica com uma versão diferente do famoso quadro de Vermeer.

“Essa obra mostra a representatividade. Nenhuma pessoa é igual a outra. Todos nós temos peculiaridades. O desenho mostra oito ou mais mulheres que estão olhando para o quadro que cada uma se sente representada”, afirmou a estudante.

Whittney de Araújo recebeu a notícia no dia 28 de outubro, mas precisou manter a informação sob sigilo, já que o anúncio final só sairia neste mês de dezembro.

O concurso recebeu 13.733 obras de arte de 119 países. Houve seleção para as categorias adulto e estudante. Os vencedores ganham prêmio de US$ 2 mil.

Não importa aparência, raça, orientação ou identidade sexual, de onde você é, se tem alguma deficiência física. Vamos sempre buscar aquilo que nos identificamos. A representatividade importa e faz diferença na vida de cada pessoa”, afirmou.

A ilustração de Whittney se chama 'Somos todos pérolas'. Ela é inspirada na tela 'Moça com brinco de pérolas', do pintor Johannes Vermeer — Foto: Whitney de Araújo/Cortesia

A ilustração de Whittney se chama ‘Somos todos pérolas’. Ela é inspirada na tela ‘Moça com brinco de pérolas’, do pintor Johannes Vermeer

No Instagram, rede social onde compartilha seus desenhos, Whittney comemorou o anúncio.” Ainda sem acreditar. Eu estou muito feliz. Obrigada pela oportunidade”, disse, em uma mensagem em português e inglês onde citava a Embracing our Differences.

Ao g1, ela falou sobre o que representou a notícia e disse que como nordestina espera que sua conquista inspire outras pessoas.

“Foi bem emocionante ganhar essa competição. (…) Com esse prêmio e essa divulgação da minha conquista, acredito que possa trazer esperança para que muitas pessoas com habilidades artísticas não desistam por falta de oportunidade”, declarou.

A obra da aluna do IFPE Olinda será exibida em três espaços diferentes no estado da Flórida, nos Estados Unidos. A primeira exposição será aberta no dia 18 de janeiro no parque Bayfront, onde permanece até o dia 12 de março.

De 22 de março a 19 de abril, a exibição ocorre no parque Butler, e de 26 abril a 29 de maio, no State College of Florida. A obra também pode ser conferida na galeria virtual hospedada no site da organização.

Apesar da conquista, Whittney não poderá receber o prêmio pessoalmente. “Seria mais incrível se eu tivesse a experiência completa de receber a premiação pessoalmente, mas, infelizmente, isso não vai ser possível porque os organizadores do concurso não são responsáveis pelo custo de passagem dos ganhadores“, lamentou.

Via G1 Pernambuco.

Artigos relacionados