Recife é eleita melhor cidade a usar tecnologia para atender população

O Anciti Awards 2023 ocorreu no Rio de Janeiro e o ranking levou em consideração cidades com mais de 500 mil habitantes.

Recife (PE) ficou em primeiro lugar no ranking de cidades que usam a tecnologia para atender à população. A premiação foi promovida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) e levou em consideração municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes.

O Anciti Awards 2023 ocorreu nessa quarta-feira (6/12), no Rio de Janeiro, e a avaliação — que reconhece cidades que utilizam ferramentas virtuais a fim de melhorar a gestão pública focada em seus habitantes — foi baseada em respostas autodeclaradas e indicadores de fontes oficiais.

Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) ficaram emm segundo, terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. 30 municípios concorreram às homenagens e os ganhadores levaram um troféu.

As cidades que se inscreveram na premiação responderam a 170 questões cada e apresentaram dados para elaborar seus esclarecimentos. Recife, na primeira colocação da categoria de municípios com população superior a meio milhão, se destacou como a cidade que mais dispara mensagens via WhatsApp a fim de promover o serviço público.

O presidente da associação, Johhan Dantas, celebrou o destaque à capital de Pernambuco. “Desde o início da Anciti, Recife é um exemplo. Foi a primeira cidade que compartilhou um aplicativo de gestão de filas na pandemia. Recife é um caso a ser seguido”, disse.

O evento, cujo tema deste ano foi “Estratégias Inovadoras para Alavancar as Finanças Públicas”, contou com a presença de prefeitos e equipes de tecnologia e desenvolvimento de municípios espalhados por todo o país. Os políticos discorreram sobre incrementações na área tecnológica de suas cidades e propostas relacionadas ao tema, incluindo o uso de inteligência artificial nas pautas municipais.

Este é o segundo ano em que a Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) premia cidades com foco em seus avanços tecnológicos. Criada em abril de 2021, a federação tem o objetivo de promover “a cooperação e o relacionamento entre as entidades municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de todo o Brasil”.“A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas para a gestão pública, além de estimular a criação de políticas públicas voltadas para a transformação digital dos municípios”, informa a Anciti.

Via Metrópoles

Artigos relacionados