Reciclagem vira fonte de renda em Floresta, no Sertão de Pernambuco

Reciclar materiais pode ser uma boa alternativa para economizar dinheiro. Além de ajudar o meio ambiente, um projeto desenvolvido há 12 anos em Floresta, no Sertão de Pernambuco, também gera empregos.

A iniciativa surgiu em 2004 com Jurandir Menezes, de 48 anos. Durante mais de um década ele transforma garrafas pet em arte e dinheiro. Dedicado e desprendido ele ajudou a formar uma geração de pessoas na produção de vassouras.

vassouras de garrafa pet 4
Vassouras de garrafa pet chegam a durar mais de seis meses com uso diário. Foto: Divulgação

A produção artesanal já foi vendida em várias cidades de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Aproximadamente 100 milhões de garrafas já foram retiradas do meio ambiente por Jurandir.

“Utilizo garrafas pet a partir de um litro. Aqui, reaproveito tudo, desde a base até a tampinha”, comentou Jurandir em entrevista ao Blog do Elvis.

Atuando de forma independente Jurandir trabalha num pequeno galpão no centro da cidade de Floresta. É lá que os fios de plástico ganham forma. “As garrafas vem do lixão de Floresta, Itacuruba e Belém do São Francisco, um dos maiores fornecedores. Para se fazer um vassourão gasta-se em média 22 garrafas. O que iria para o lixo ganha um valor produtivo novamente”, incentiva Jurandir.

Assista o vídeo:

As vassouras tem uma durabilidade média de seis meses ou até mais. E também são usadas por empresas de limpeza urbana em diversos municípios, menos Floresta. “Hoje trabalho com três tipos diferentes de vassouras”, completa o mesmo.

É empresário e ficou interessado na vassoura ecológica? Entre em contato através do (87) 99911.9009 e seja um distribuidor na sua cidade!

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Olá, muito bacana, sou estudante de Design aqui em SP mas nasci em Caruaru PE =) Da pra fazer tecido pra roupa assim? Acompanho um projeto social no sertão do Piauí e , se encontrasse um meio de fabricar esses tecidos e confeccionar camisas por lá pra gerar renda seria um sonho.

Deixe um comentário