Receita Federal apreende, no Aeroporto do Recife, 173 iPhones que estavam sem comprovação fiscal

Os aparelhos estavam guardados em duas malas transportadas por um passageiro

Receita Federal apreendeu, no Aeroporto Internacional do Recife, uma carga de 173 celulares da marca iPhone. Os aparelhos estavam sem comprovação fiscal e divididos em duas malas. Os aparelhos foram avaliados em quase meio milhão de reais pelo órgão. 

O passageiro que estava com os itens foi pego em uma operação de rotina no sábado (13). Ele veio de um voo doméstico de São Paulo para o Recife. 

“A ação evidencia a necessidade contínua de fiscalização para lidar com desafios relacionados ao combate do contrabando e descaminho de mercadorias, entre outros ilícitos, como forma de segurança nas operações aeroportuárias”, informou a Receita Federal. 

Descaminho é o desvio de mercadorias para evitar a sua tributação, se categoriza pela entrada ou saída de produtos permitidos no Brasil, mas sem passar pelos trâmites burocráticos tributários devidos. 

Quando o passageiro não apresenta documentação fiscal, o processo é concluído com a perda dos bens e representação criminal por descaminho. Por isso, o responsável pelos iPhones responderá perante a Polícia Federal por sua tentativa de driblar os trâmites burocráticos do País.  

Posteriormente, os bens retidos serão destinados para leilão.

Via Folha de Pernambuco.

Artigos relacionados