Raquel promete obras emergenciais no Cinema São Luiz nesta semana

Após reclamações da classe cultural, o Governo do Estado faz um importante anúncio. Uma nova fase teve início esta semana para o Cinema São Luiz.

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) assinou o contrato com a empresa responsável pela execução dos serviços emergenciais no sistema de esgotamento de águas pluviais do emblemático equipamento cultural.

As obras serão iniciadas na próxima semana, com um prazo de execução de 60 dias e valor de R$ 106.308,53. Esta representa a primeira etapa das ações para reabertura do cinema, tratado com prioridade e responsabilidade pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundarpe. A atual gestão assumiu o Cinema São Luiz em janeiro deste ano com uma obra já em andamento, que contempla serviços de instalações elétricas e um novo sistema de refrigeração, hoje 95% concluída.

Entretanto, entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, foram realizadas 4 obras no imóvel, que não resolveram questões críticas, especialmente no que diz respeito à cobertura.

Tais serviços não permitem a reabertura do Cinema São Luiz, que se encontra com o sistema de esgotamento de águas pluviais em colapso, fato que provocou estragos significativos no forro ornamentado, com desprendimentos de elementos que podem causar acidentes e, portanto, exigiram interdição imediata do imóvel”, explica a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Esta primeira etapa das obras é de caráter emergencial e permitirá que possamos, em seguida, realizar os serviços de consolidação e restauração do forro ornamentado, elemento de relevante valor no bem tombado, devolvendo-o à população no primeiro semestre de 2024”, prossegue a presidente da Fundarpe.

Via Jornal do Comércio.

Artigos relacionados