Quatro cidades ficam sem abastecimento no Sertão

Tecnicamente, não há mais como retirar água da barragem do Rosário, no município de Iguaracy. A Compesa confirmou, no final de semana, que a barragem que atendia as cidades de Iguaracy, Afogados da Ingazeira, Tuparetama e São José do Egito entrou em colapso total. Ou seja, toda água explorada do reservatório foi retirada e não há mais possibilidade nenhuma de captação.

Tuparetama, por exemplo, deverá ser abastecida a partir desta terça-feira (10) por carros pipa, que vão levar água às caixas localizadas em pontos já determinados pela Compesa. A adutora, que levava água do Sistema Rosário para abastecer as cidades, inaugurada em março de 2013, com 54 quilômetros de extensão entre Rosário e São José do Egito, deverá, agora, ser usada para fazer com que a água siga no sentido inverso, levando da segunda etapa da adutora do Pajeú. O problema é saber quando as obras das adutoras vão ser concluídas.

Inicialmente, estavam previstas para o primeiro semestre, mas problemas como repasses de recursos e atrasos na entrega de material mudaram o prazo para, talvez, o final de dezembro. (Com informações da Rádio Jornal)

Artigos relacionados

Deixe um comentário