Quase mil presos ganham direito à saída temporária em Pernambuco

Desta quinta-feira (5) até a próxima quarta-feira (12), 987 presos do regime semiaberto de Pernambuco terão direito à saída temporária. As informações são da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), que ressaltou a rotina da ação, de acordo com o calendário anual de salvo-conduto temporário, elaborado e validado na Câmara de Articulação do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Ainda de acordo com a Seres, os presos são do grupo 1, onde se encaixa o crime de homicídio. Eles são de Unidades do Regime Semiaberto de todo o Estado e serão monitorados portornozeleiras eletrônicas. A Secretaria afirma que, em Pernambuco, estão disponíveis 4.400 tornozeleiras e, em média, 2.300 são utilizadas mensalmente nas diversas modalidades de regime. Em agosto, outro grupo também foi liberado por sete dias, de acordo com o calendário anual.

Questionada sobre o retorno dos presos às unidades penitenciárias nas datas determinadas, a Seres informou que o índice de evasão é em torno de 4%. A Secretaria explica que, caso o detento tente ou viole a área estabelecida de circulação, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social de Reeducandos (Cemer) aciona o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), da Polícia Militar, responsável pelo recolhimento de violadores e recapturas. Um relatório sobre a tentativa ou violação da área também é enviado ao Judiciário para providências.

Via FolhaPE

Artigos relacionados

Deixe um comentário