PROUNI 2023: MEC antecipa inscrições do PROUNI, FIES e SISU

Confira quando começam as inscrições e como funciona o Programa Universidade para Todos (ProUni 2023)

Confira quando começam as inscrições e como funciona o Programa Universidade para Todos (ProUni 2023)

O Ministério da Educação (MEC) antecipou o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023), o Programa Universidade para Todos (ProUni 2023) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2023).

Em janeiro, serão publicados os editais com todos os critérios e cronogramas para o Sisu, o ProUni e o Fies.

A classificação nos processos seletivos é realizada com base na nota obtida na edição do Enem 2022. Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever.

COMO FUNCIONA O PROUNI?

ProUni oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superiores particulares de todo o Brasil, com a finalidade de ajudar estudantes de baixa renda e que fizeram uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a cursarem o ensino superior.

 Para ter direito ao ProUni, é preciso que o resultado da prova tenha sido no mínimo 450 pontos na média das cinco notas do exame, além da nota da redação, que não pode ter sido zerada.

QUANDO ABRE O SISU 2023?

O novo período de inscrições para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023, no período de Carnaval.

O resultado do Sisu será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, estava previsto para ocorrer apenas no dia 7 de março.

A inscrição ao Sisu é gratuita e feita pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI E FIES

As inscrições para o Prouni ficarão abertas no período de 28 de janeiro até 3 de março. Ainda em março, ocorrerão as inscrições do Fies, que terão início no dia 7 e terminarão no dia 10.

Em datas mais próximas da abertura das inscrições, o MEC divulgará os quantitativos de vagas a serem ofertadas na primeira edição de 2023 dos processos.

CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES PARA SISU, PROUNI E FIES

Sisu

  • Inscrições – 16 a 24 de fevereiro
  • Resultado – 28 de fevereiro

Prouni

Inscrições – 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados

  • 1ª chamada – 7 de março
  • 2ª chamada – 21 de março

Fies

  • Inscrições – 7 a 10 de março
  • Resultado – 14 de março

QUANDO SAI O RESULTADO DO ENEM 2022?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Enem 2022 serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023.

Desde o dia 23 de novembro, estão disponíveis os gabaritos das provas objetivas foram disponibilizados no dia 23 de novembro e podem ser acessados no portal do Inep.

Os resultados finais, por sua vez, deverão ser acessados, quando saírem, na Página do Participante.

Via JC Pernambuco.

Artigos relacionados