Protesto interdita BR-316 entre Floresta e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco

Nesta quarta-feira (4), o a BR-316, entre os municípios de Floresta e Petrolândia é palco de uma manifestação protagonizada pelos reassentados do Sistema Itaparica, que buscam chamar a atenção do Governo Federal para a crítica situação de abastecimento de água nos Perímetros Irrigados. A terça-feira (3) amanheceu sem água, devido à interrupção dos serviços prestados por empresas terceirizadas à Codevasf.

A situação é um reflexo da falta de definição de responsabilidades entre órgãos federais. Até o último dia 21 de setembro, a CODEVASF era encarregada da manutenção do sistema. Contudo, uma resolução foi emitida, transferindo tais responsabilidades para a CHESF, referentes aos projetos de Itaparica. A CHESF, por sua vez, alega ainda não ter assumido oficialmente tais atribuições, o que levou à falta de providências para a resolução do problema.

Essa indefinição deixou a população de mais de 45 mil pessoas dos Projetos Irrigados em uma situação de incerteza e preocupação quanto ao futuro do abastecimento de água na região. A manifestação no Trevo do Ibó é um apelo dos reassentados para que o Governo Federal intervenha e solucione urgentemente esse problema, que afeta diretamente a vida e o sustento de milhares de famílias na área irrigada.

Com informações do Blog de Didi Galvão

Artigos relacionados