Protesto fecha a PE-390 no Sertão de Pernambuco

Um protesto de motoristas de carro-pipa bloqueia a PE-390, rodovia que liga Serra Talhada a Floresta, no Sertão de Pernambuco. A manifestação pacífica começou às 5h30 desta quarta-feira (18) e não tem previsão de encerramento. O motivo é o atraso de três meses no pagamento do salário desses profissionais e a defasagem do preço por quilômetro rodado.

Motoristas de várias cidades como Flores, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, São José do Belmonte e Mirandira, todas no Sertão do Estado, estão envolvidos na mobilização. A PE-390 foi bloqueada com pneus e a polícia militar está acompanhando o fechamento da via. Somente ambulâncias e viaturas estão podendo passar.

protesto pipeiros serra talhada 2
Rodovia PE-390 está fechada desde as 5h30 desta quarta (18). Foto: Venício Santos/Blog do Elvis

O pipeiro de Serra Talhada Everton Joaquim, de 23 anos, argumenta que o fechamento da rodovia foi necessário pois os motoristas não tiveram resposta dos órgãos responsáveis. “Nós só estamos lutando pelos nossos direitos. Trabalhamos muito neste sertão sofrido e precisamos receber o pagamento em dia”, afirma Everton, que já trabalha há quatro anos na profissão.

LEIA MAIS
» Pipeiros “cruzam os braços” no Sertão de Pernambuco
» Chuva no Sertão não alivia efeitos da seca

Nessa terça-feira (17) uma estrada de terra que dá acesso à Barragem de Serrinha, em Serra Talhada, também ficou bloqueada durante horas. O 14° Batalhão de Infantaria Motorizado, órgão do Exército responsável pelo pagamento dos motoristas, não enviou uma resposta sobre a mobilização até a publicação desta matéria.

protesto pipeiros serra talhada 3
Somente ambulâncias e viaturas estão podendo passar pelo bloqueio. Foto: Venício Santos/Blog do Elvis

PROTESTO – Os motoristas de carro-pipa de outras cidades vinculados ao 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Petrolina também estão se mobilizando para fazer um novo protesto no Trevo do Ibó, ponto de encontro das BRs 116, 428 e 316, no Sertão. Floresta, Belém do são Francisco, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Parnamirim, entre outras cidades estão se articulando para fechar as vias a qualquer momento. Nessas cidades, tanto os pipeiros que recebem pelo Estado, como os do Exército, estão com o pagamento atrasado.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Cabe para o IPA também, iremos breve fazer protestos também , estamos a 5 meses sem receber e ao menos não dão nenhuma previsão.

  2. Afff… infelismente ainda acontece esse tipo de coisa… Os pipeiros sustentando o ESTADO a mais de 120 dias.
    Greve é cidadania, vamos exercer os nossos direitos sim.
    Depois desse protesto já liberaram 1 mês em atraso ( para a cidade de Flores)que era o de dezembro, e o de janeiro ficou certo para sexta.
    Vamos ver se o acordo será cumprido, pois são 3 cidades em atraso, esperamos que os pipeiros de Serra Talhada e os pipeiros da Paraíba também tenham sua situação regularizadas.
    Os pipeiros da cidade de Flores agradecem á todos que colaboraram com as manifestações.

Deixe um comentário