Protesto contra demissões de cobradores de ônibus fecha ruas, avenidas e ponte no centro do Recife

Ato aconteceu no início da tarde desta segunda (12), nas avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes, Rua do Sol, além da Ponte Duarte Coelho.

Ato aconteceu no início da tarde desta segunda (12), nas avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes, Rua do Sol, além da Ponte Duarte Coelho.

Um protesto realizado por motoristas e cobradores de ônibus fechou ruas, avenidas e ponte no Centro do Recife, no início da tarde desta segunda (12). Segundo o Sindicato dos Rodoviários, o ato foi motivado por demissões na empresa Mobi-PE.

Imagens captadas por câmeras de trânsito mostram ônibus estacionados e fechando as Avenida Guararapes e Conde da Boa Vista, a Rua do Sol e a Ponte Duarte Coelho.

Presidente do sindicato, Aldo Lima informou que o ato começou ao meio-dia e foi até as 13h30. Segundo ele, a empresa demitiu 65 cobradores que atuavam como atendentes em estações da Mobi-PE nos BRTs.

Não houve aviso prévio ao sindicato sobre essa demissão em massa. Além disso, a empresa está contratando uma terceirizada para fazer a mesma função”, afirmou.

O sindicalista disse também que o Grande Recife Consórcio, responsável pelo gerenciamento do sistema, deveria ter atuado para impedir essas demissões. “Tem um componente político nessa história”, acrescentou Lima.

O sindicato tem cerca de seis mil trabalhadores filiados. Os cobradores estavam atuando nas estações de BRT.

Há alguns anos, as empresas de ônibus fizeram com que motoristas passassem a acumular função e cobrassem passagens.

Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), houve interdição total da via Guararapes e da ponte. “Realizando monitoramento do trânsito no local“, informou, nas redes sociais.

Por meio de nota, a Mobi-PE informou que, desde 1º de dezembro, a função de atendente nas estações BRT “passou para a responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transporte, conforme determinação do próprio órgão gestor“. A empresa disse, ainda, que a sua operação não conta com a função de cobrador.

O g1 entrou em contato com o Grande Recife Consórcio, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Via G1 Pernambuco.

Artigos relacionados