PROJETO VAI CRIAR RESERVAS PARTICULARES NA REGIÃO DO PAJEÚ

O Projeto “Conservando o Pajeú – Criando RPPN’s no Semiárido Pernambucano” vai estimular e ajudar a criar pelo menos 3 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) na região da Bacia do rio Pajeú.

As RPPNs são unidades de conservação que são criadas por iniciativa dos proprietários que tem com paisagens bonitas, riachos, bichos ou qualquer outro patrimônio natural que mereça ser conservado. É uma tipo de unidade de conservação em que  os donos da terra todos os direitos e o domínio sobre a área. As RPPN’s podem ser usadas para atividades de ecoturismo, pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e visitação pública, desde que previstas no Plano de Manejo da área. Além disso, ter uma RPPN pode trazer alguns benefícios como a Isenção do ITR para a área de RPPN, a prioridade de análise de pedido de crédito rural e de projetos apresentados ao FNMA – Fundo Nacional de Meio Ambiente, além da possibilidade de cooperação pública – privada para a proteção, gestão e manejo da reserva.

O projeto é executado pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), com recursos no Fundo Global para o Meio Ambiente coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente através do FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. E localmente, tem a parceria do Instituto Florestar na mobilização de atores sociais e interessados. Nesta próxima semana, técnicos do Cepan estarão em várias cidades do Pajeú oferecendo oficinas sobre o projeto aos interessados em criar reservas particulares nas suas propriedades. Em Floresta, a oficina acontece nesta terça-feira, às 9:00 h, no Auditório do IF Sertão,campus Floresta. Mais informações https://forms.gle/kitq8qchaUAaYNsGA e contatos: 81 96259-2369.

Via Blog do Elvis/Ne

Artigos relacionados