Educação

Programa de bolsas de estudo para o ensino superior em Pernambuco abre inscrições

Começam nesta segunda-feira (18), as inscrições para o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). A seleção de bolsas de estudo oferece 1.300 vagas, com prioridades para as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, matemática e computação. Os interessados podem realizar o cadastro até 3 de janeiro pelo site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Após realizar a inscrição no site, o candidato deve validar presencialmente o cadastro com a entrega de documentos pessoais. São solicitados o CPF, a identidade, o comprovante de inscrição, comprovante de nota escolar usada para a seleção e original e cópia do documento citado no cadastro. Participam do programa as autarquias municipais de ensino superior, sem fins lucrativos, no interior pernambucano.

Para participar do Proupe, o candidato precisa ser do ensino superior em autarquias municipais sem fins lucrativos. Os alunos de universidades particulares com bolsa integral também podem concorrer, bem como professores efetivos da rede pública de ensino e que não estejam licenciados.

O critério de seleção é a nota. As autarquias terão até o dia 9 de janeiro para inserir a nota de cada candidato no sistema do programa. O listão com os resultados será divulgado no dia 25 de janeiro, no site da secretaria.

Para os cursos de matemática, física, química, biologia, engenharias, informática, estatística e de tecnólogo, as bolsas são no valor de R$ 245. Para os demais, é equivalente a R$ 135. Os valores citados são repassados para às autarquias responsáveis, que vão abater da mensalidade dos alunos aprovados.

Mudança na lei

Em outubro, o governo estadual anunciou mudanças no programa. Além da prioridade para cursos de ciências exatas, a nova lei estabelece também a nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso no programa.

Via G1 Pernambuco

Tags

Elvis Lima

Jornalista, blogueiro, apaixonado pelo sertão nordestino.

Related Articles

One Comment

  1. Proposta muito interessante do governo! É um bom jeito de ajudar as pessoas mais necessitadas da cidade! Gostei muito da ideia, parabéns e agradeço aos envolvidos pela oportunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *