Profissionais de saúde infectados pela Covid-19 relatam dificuldades e desafios na pandemia

Pernambuco contabilizou, até esta terça-feira (28), 1.601 profissionais de saúde com a Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Uma pessoa, a cada grupo de três que fazem o teste e o resultado dá positivo, se infectou por atuar na linha de frente do combate à doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem relatam dificuldades e desafios que têm enfrentado na pandemia.

Matéria relacionada: Com confirmação de mais 366 casos e 58 óbitos, Pernambuco chega a 5.724 pacientes e 508 mortos com Covid-19

“Há 20 dias, fui diagnosticada com Covid-19, tive que me afastar e o medo tomou conta de mim. Medo de morrer, de deixar meus filhos pequenos e o maior medo: de ter transmitido para eles”, disse a enfermeira Rebeca Carvalho, que se recuperou e voltou ao trabalho no último fim de semana de abril.

Ela contou estar preocupada com os efeitos da pandemia na rede pública de saúde. “O cenário de 20 dias atrás e o de agora são completamente diferentes. Nós estamos com as unidades lotadas e não temos para onde levar os pacientes. Eu trabalho no Serviço de Unidade de Atendimento Móvel e as UPAs [Unidades de Pronto-Atendimento], mas o Samu não tem para onde levar os pacientes”, afirmou.

Dois centros de testagem foram abertos para profissionais de saúde e segurança em Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo
Dois centros de testagem foram abertos para profissionais de saúde e segurança em Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

Eduardo Pereira trabalha em dois hospitais e também testou positivo para a Covid-19. “Eu só tive sintomas leves e não precisei ficar internado. Passei 14 dias em casa, de quarentena. O sentimento que fica é o de medo. Diante de uma formação que nós temos, eu acho que nós estamos aqui para enfrentar o que tiver de enfrentar”, declarou.

Os profissionais de saúde têm prioridade nos testes, principalmente nas unidades onde trabalham. No sábado (25), o governo do estado abriu dois pontos avançados de testagem: um no bairro da Boa Vista e outro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os exames são agendados com autorização das chefias das unidades, tanto para os profissionais como para parentes.

“Tem coleta suficiente. Dá para tranquilizar, mas temos que lembrar que as pessoas têm de estar sintomáticas”, afirmou a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara.

O médico Luan de Almeida se curou da Covid-19, mas não sabe como contraiu o novo coronavírus. “No ambiente de trabalho, a gente mantinha todos os cuidados de usar máscara, luvas, capote, tudo o que é recomendado. Mas a gente sabe que o vírus circula na comunidade”, disse.

Sintomática, a médica Laura Mota se recupera em casa. O resultado do exame saiu dez dias depois do teste. “Infelizmente hoje esse é um dos principais problemas dos profissionais de saúde sintomáticos: a demora no resultado. Estou me recuperando, sinto muito por não poder ajudar os colegas, principalmente onde tem alas desfalcadas, com muita gente afastada”, contou.

O governo do estado nomeou 1.982 profissionais de saúde que tinham feito concurso. E abriu seleções para fechar as escalas. Entre concursados e contratados por seleção pública, o reforço é de 5.016 profissionais de saúde na rede pública. Nem todos que estão chegando assumiram os cargos.

A técnica em enfermagem Joanna Luiza está curada, mas com sequelas. Ela acredita que pegou a Covid-19 com uma colega no hospital. Ficou isolada e disse que os profissionais de saúde precisam mais do que equipamento de proteção individual.

“Tem que investir principalmente no acompanhamento psicológico. Quando acabar a pandemia, todos vão estar gozando de plena saúde e nós vamos estar exaustos, depressivos, ansiosos porque deixamos a família para enfrentar essa pressão. Uma pandemia que eu nunca vi na minha geração e estou na frente da batalha. Quem cuida precisa se cuidar”, afirmou.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário