PRODETER-BNB debate ações de investimentos com a Secretaria de Agricultura de Petrolândia, PE

O Banco do Nordeste realizou reunião nessa quarta-feira, (05/05), na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente no município de Petrolândia, Sertão de Itaparica, em Pernambuco.

Na reunião foi discutido a formalização de parceria BNB e Prefeitura Municipal, que tem por objetivo estreitar as relações de parcerias e sinergias das ações conjuntas fomentada pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste e programas de Microfinanças, Programa AGROAMIGO, voltado para o segmento rural e Programa CREDIAMIGO, voltado para o segmento urbano.
 
O Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, apresentou ao Secretário de Agricultura, Eder Campos, o engenheiro Agrônomo, Robson José da Silva, que atuará no município em parceria no planejamento e elaboração de projetos de investimentos com foco no Programa de Fortalecimento da agricultura familiar – PRONAF-A, programa que oferece excelentes oportunidades para financiamento e custeio da produção dos agricultores familiares, voltados para os assentados (as) pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), beneficiários do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF) ou beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A expectativa é injetar na economia local mais de 5,0 milhões em operações somente neste segmento da Agricultura familiar.
 
“Uma das ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter BNB), é buscar organizar, fortalecer e elevar a competitividade das atividades econômicas da região, promovendo a incorporação de inovações tecnológicas na cadeia produtiva”, ressaltou Adelmo Azevedo.
 
O Secretario de Agricultura, Eder Campos, destacou que o município tem grandes potencialidades por dispor de águas do Rio São Francisco para estimular o crescimento da agricultura irrigada, produção de alimentos e pastagens para pecuária.
 
O Vice Prefeito, Rogério Novaes, esteve presente e destacou a importância do BNB para o desenvolvimento do município, que a gestão pretende estreitar e ampliar cada vez mais esta relação de parceria com o Banco do Nordeste.
 
O Secretario de Governo, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Igor Nogueira, informou que o município já disponibilizou um espaço de apoio no Centro Comercial para atender os empreendedores do município de Petrolândia, através do Programa de Microfinanças do CredAmigo.
 
Benefícios do Pronaf A:
Investimento em atividades agropecuárias e não agropecuárias.

Até R$ 25.000,00 por agricultor. Esse valor poderá ser elevado para R$ 26.500,00 quando contemplar verba para Assistência Técnica.

Juros: 0,5% ao ano.

Prazo para pagamento: até 10 anos, incluídos até 3 anos de carência.

Bônus: 43,396% se houver assistência técnica, ou de 40% quando esse serviço não for financiado.

Participantes:
Vice Prefeito, Rogério Novaes;
Secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Eder Campos;
Fabio Luiz de Menezes, Técnico Agrícola da Secretaria de Agricultura;
Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Igor Nogueira;
Robson Jose da Silva, Engenheiro Agrônomo e Elaborador de Projetos;
Gerente do Pronaf Agência Floresta, Welton Ramos Pereira de Souza;
Agente de Desenvolvimento, Adelmo de Souza Azevedo


As informações e fotos são do Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo, da Agência Floresta – PE, que atende os municípios do Sertão de Itaparica.

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados