Procon alerta sobre golpes envolvendo o nome da Serasa

Consumidores têm relatado que buscam o site da Serasa para consultar suas dívidas e acabam recebendo propostas suspeitas

Consumidores têm relatado que buscam o site da Serasa para consultar suas dívidas e acabam recebendo propostas suspeitas

Conhecida por ser uma instituição privada vinculada à avaliação de crédito, a Serasa tem tido seu nome vinculado a golpes. Trata-se de fraudes relacionadas a consulta e renegociação de dívidas. Inclusive, atualmente a empresa está realizando um evento bastante conhecido: o Feirão Limpa Nome.

Consumidores têm relatado que buscam o site da empresa para consultar suas dívidas e, logo após o acesso, passam a receber mensagens suspeitas com propostas de acordo. O pagamento das ofertas é via Pix, que é direcionado para uma pessoa física supostamente vinculada ao Serasa. No fim, o pagamento é realizado e as dívidas não somem.

Golpistas utilizam a logotipo da Serasa

Conforme alertou a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes (SP), Fabiana Bava, o golpe faz muitas vítimas por meio do WhatsApp e links de redes sociais com propostas de regularização de dívidas. As mensagens enviadas, por sua vez, são profissionais, a partir da informação do CPF.

Os golpistas indicam uma dívida real, o que atrai a atenção da pessoa. Além disso, os anúncios e mensagens são enviadas com o logotipo da Serasa e já tivemos um caso do pagamento ser direcionado para uma empresa com nome muito similar ao da Serasa. Essas situações induzem o consumidor a erro com facilidade”, disse Fabiana.

Dessa forma, os acordos firmados entre a Serasa e os consumidores não contam com nenhum tipo de avalista. Ademais, os boletos ou Pix apresentam o nome das empresas que as pessoas possuem as dívidas. Os pagamentos podem ser efetivados no aplicativo da Serasa.

Negociações de dívidas na Serasa

Devem ser desconsiderados qualquer tipo de Pix, boleto ou número de códigos de barras recebidos pelas redes sociais. Isso porque a negociação precisa ser realizada pelo aplicativo da Serasa. Para conferir a veracidade da segurança no pagamento do acordo, recomenda-se a utilização da ferramenta “validador de pagamentos “, no site da empresa.Anuncios

Às pessoas que querem aproveitar o Feirão Limpa Nome da Serasa, disponível até o dia 23 deste mês, é possível firmar um acordo por meio do aplicativo. Portanto, confira abaixo o passo a passo.

  • Acesse o aplicativo da Serasa (disponível para Android e iOS)
  • Digite seu CPF;
  • Preencha um cadastro;
  • Clique em “Ver ofertas”;
  • Escolhe uma das dívidas disponíveis para negociação;
  • Selecione a opção de pagamento;
  • Confirme as informações; e
  • Toque em “Fechar acordo”.

Via Seu Credito Digital.

Artigos relacionados