Primeiro hospital público veterinário de Pernambuco será inaugurado nesta sexta

A inauguração do primeiro Hospital Público Veterinário de Pernambuco, em Serra Talhada, no Sertão do Estado, está marcada para esta sexta-feira (30). Conhecida como a “Capital do Xaxado”, a cidade será a primeira a ter um espaço exclusivo para o atendimento de animais. Consultas e exames como Raio-X e ultrassonografia são alguns dos serviços que serão oferecidos gratuitamente no local.

Apesar das instalações já estarem recebendo alguns animais de comunidades carentes, a inauguração oficial acontecerá nesta sexta (30), às 16h. O prédio está praticamente pronto, restando apenas alguns detalhes.


Animais de comunidades carentes já estão sendo atendidos no local. Foto: Facebook

A Ong Animal Feliz é parceira da prefeitura e ficará instalada dentro do prédio do hospital. Em breve, um número de telefone será disponibilizado para a população ligar e solicitar o atendimento médico. Caso necessário, uma equipe poderá se deslocar até a casa do dono do animal e fazer o atendimento na própria residência. O morador que quiser tirar alguma dúvida ou fazer uma denúncia pode entrar em contato através do telefone provisório (87) 9948.2844.

hospital veterinário em Serra Talhada Pernambucohospital veterinário pernambuco

O grupo de voluntários que irá atuar no hospital existe na cidade de Serra Talhada há oito anos. Mas, só em 2013 eles se tornaram oficialmente uma Ong. Um levantamento feito pela Animal Feliz calcula que existam pelo menos quatro mil animais abandonados no município. Uma das alternativas para diminuir esse número será a castração desses animais machos. A Ong também será responsável por fazer um cadastro de pessoas interessadas em adotar um animalzinho.

De acordo com o presidente da Ong Animal Feliz, Ivan Rodrigues, o hospital terá capacidade para atender até 50 animais. “O terreno para construção de um abrigo para estes animais já foi adquirido. Contudo ainda não há uma previsão de quando ele ficará pronto”, explica Ivan. O hospital irá funcionar 24 horas por dia e irá atender animais não só do município de Serra Talhada, como de cidades próximas como Triunfo, Salgueiro, Custódia e São José do Belmonte, também no Sertão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário