Notícias

Previsões apontam para chuvas abaixo do normal no Sertão do São Francisco, segundo Apac

As previsões para os meses de fevereiro, março e abril deste ano apontam para chuvas abaixo do normal no Sertão do São Francisco.

Os dados foram revelados durante reunião de previsão climática sazonal realizada na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme-CE), em Fortaleza, na semana passada, e transmitida simultaneamente, através de vídeo conferência para os estados do Nordeste.

De acordo com a Associação Pernambucana de Águas e Climas (Apac), os resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para os próximos três meses indicam condições favoráveis às chuvas apenas nos estados mais ao norte do Nordeste, ficando o estado de Pernambuco, Alagoas e Sergipe com condições desfavoráveis.

Já nas outras mesorregiões do estado de Pernambuco, conforme os dados apresentados, as chuvas devem variar de normal a abaixo da normal climatológica. “Ressaltando a grande variabilidade temporal e espacial das chuvas desse período. Ou seja, podem ocorrer chuvas fortes e isoladas numa determinada localidade e em outra localidade, pouca ou nenhuma precipitação“, diz nota publicada no site da Apac. Os dados completos podem ser conferidos acessando aqui.

Via Jornal Gazeta do Sertão

Artigos relacionados

Escreva um comentário