Presidentes das autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco firmam parcerias com a UPE

A Presidente da Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação – ABCDE e Vice-presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco – ASSIESPE, Profa. Ana Gleide de Souza Leal Sá, participou, na última terça-feira (02/07), juntamente com os demais Presidentes das Autarquias no Estado, de reunião ordinária da ASSIESPE, que foi realizada na Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação – PROPEGI da UPE, em Recife-PE.

A reunião foi aberta pelo Presidente da ASSIESPE, Antônio Habib, e pelo Reitor da UPE, Pedro Falcão, os quais deram as boas vindas, anunciando a parceria firmada entre as Instituições, confirmando, assim, positivamente, o reconhecimento da atuação das Autarquias, promovendo o processo de expansão do ensino superior no interior do Estado e possibilitando a qualificação na formação docente a partir da oferta de Mestrado pela UPE aos docentes das Autarquias.

O anúncio do projeto do Mestrado foi feito pelo Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação – PROPEGI, Sérgio Campello, que garantiu o compromisso dessa expansão, justificando como justa a parceria, sobretudo por se tratarem de instituições públicas, que ao longo de suas trajetórias foram as responsáveis pela formação no ensino superior no interior do Estado (UPE e Autarquias) e hoje atendem a quase 40.000 alunos matriculados.

Para Pedro Falcão, Reitor da UPE, faz-se necessário que as Instituições se unam para ofertar a estudantes e docentes, melhores condições de formação e de trabalho. As dificuldades enfrentadas pelos jovens estudantes e pelos professores dessas Autarquias, no interior, para acessarem ao ensino superior e a formação stricto sensu, além do histórico de luta das Autarquias na oferta do ensino superior, reafirmam a confiança nessas instituições. Assim, como gesto de valorização, aproximação e reconhecimento, o Reitor Pedro Falcão cedeu uma sala na Reitoria da UPE para o funcionamento da ASSIESPE na capital pernambucana.

Após as assinaturas dos convênios, a Vice-presidente da ASSIESPE, Profa. Ana Gleide Leal, passou a conduzir a reunião, na qual, juntamente com a Diretora Pedagógica da Autarquia de Limoeiro, Profa. Luzia Squinca, apresentaram um resumo da participação dos presidentes das Autarquias de Pernambuco no 64º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e que contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O assessor jurídico da ASSIESPE, Dr. Adriano Cordeiro, reafirmou o diálogo entre os Presidentes das Autarquias e o Reitor da Universidade Regional do Cariri sobre a possibilidade legal de convênio para oferta de vagas no Mestrado e Doutorado para as Autarquias.

A Professora Ana Gleide apresentou a proposta para adesão por parte das Autarquias ao projeto de energia renovável que ganha cada vez mais força e adeptos e que poderá contribuir para a melhoria socioambiental das instituições. A energia solar que é adquirida por meio de painéis fotovoltaicos capazes de transformar a luz solar em energia possui um baixo impacto para o meio ambiente. A fonte operacional que poderá garantir o uso da energia solar por parte das Autarquias é através da parceria com a Fundação da Universidade Federal de Pernambuco.

Após informes sobre a situação financeira do PROUPE, ficou agendada a próxima reunião da ASSIESPE para o dia 05 de agosto, com a presença da Profa. Ieda Nogueira, Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação e na pauta a proposta de criação de instrumento de avaliação do ensino superior estadual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário