Prefeitura de Floresta, BNB e Sebrae articulam ações em parceria de fortalecimento da Ovinocaprinocultura

Foi realizado nesta quinta-feira, 29 de abril, na comunidade rural, sede do Assentamento Várzea Comprida, município de Floresta, PE, reunião do PRODETER-BNB, iniciativa da política do Programa de Desenvolvimento Territorial, operacionalizado pelo Banco do Nordeste, como estratégia para contribuir com o desenvolvimento territorial e local, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas financiadas na Região.

O Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, ressaltou que um dos objetivos do programa é fortalecer as cadeias produtivas, potencializando a participação dos agentes econômicos no processo de desenvolvimento local e territorial, promovendo o financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.
 
A consultora do SEBRAE, Raquel Alice, da unidade regional Serra Talhada, PE,  Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, ressaltou que o Arranjo Produtivo Local (APL) da ovinocaprinocultura no território do Sertão de Itaparica está sendo fortalecido com apoio do SEBRAE-PE, através do projeto “Sertão Mais Produtivo”, com apoio do convênio do Banco do Nordeste, Edital BNB-FUNDECI/2018.

Na palestra o SEBRAE, apresentou o projeto e o funcionamento para os pequenos criadores de caprinos e ovinos, que serão atendidos pelo programa de consultoria que conta com uma equipe técnica especializada. Posteriormente, após os cadastros os criadores receberão uma assessoria e acompanhamento técnico, com visitas mensais onde serão capacitados como fazer a gestão de sua propriedade rural, além de serem   ofertados capacitações, dias de campo, intercâmbio e qualificação profissional, para melhoria de sua produção.
 
Esta iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Floresta, através da Secretaria de Produção Rural e Meio Ambiente, segundo o Secretário João Berto de Sá (Betinho Numeriano), colocou à disposição a infraestrutura da Secretaria para apoiar as ações de desenvolvimento da ovinocaprinocultura, seja na seleção e cadastro dos criadores, além de outras atividades econômicas produtivas importantes para o desenvolvimento do município. 
 
Na oportunidade, a diretora de Planejamento da Secretaria de Produção Rural, Tatiane Menezes, ressaltou a importância do associativismo, dessa união de todos em busca de melhorias para as comunidades rurais, que o município estará sempre de portas abertas e apoiando as diversas cadeias produtivas, que o Banco do Nordeste, o SEBRAE e o IPA são grandes parceiros do desenvolvimento do Sertão de Itaparica Pernambuco.
 
O encontro reuniu 20 criadores, de associações da Várzea Comprida, Riacho do Navio e Newton Holanda,  além de representantes do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, Engenheiro Agrônomo, Orlando Antonio de Sá,  do SEBRAE-PE, Raquel Alice da Silva, Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo.

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp!

Via Adelmo Azevedo/Divulgação BNB-Floresta-PE

Artigos relacionados