Prazo para regularização do título de eleitor termina nesta quarta-feira (4)

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) permite que os eleitores façam o serviço pela internet

Termina hoje o prazo para a emissão e regularização do título de eleitor. Depois que ele encerrar, quem não conseguiu emitir o documento pela primeira vez não poderá votar nas eleições 2022, marcadas para o dia 2 de outubro. Da mesma forma, para aqueles que não alteraram qualquer dado desatualizado, como o local de votação, por exemplo, só será possível fazer qualquer mudança depois do período eleitoral deste ano, valendo apenas para o pleito de 2024.

Desde 2020, diante das restrições a atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) permite que os eleitores façam o serviço pela internet (veja no infográfico). A regularização pelo site pode ser feita até as 23h59 de hoje. Já nos cartórios eleitorais, onde o acesso deve ser feito por agendamento on-line, os atendimentos são realizados até as 14h.

Ontem, já não havia vagas disponíveis nas unidades do Estado.

Falta de vagas

Com o prazo perto do fim, tribunais regionais pelo Brasil adotaram medidas para reforçar os atendimentos diante do aumento da procura. No último fim de semana, quando foi realizado, em todo o Estado, um plantão para a regularização dos eleitores, a Central de Atendimento do Recife teve todas as vagas esgotadas. Com isso, o eleitor da Capital precisou fazer o agendamento em outras cidades da Região Metropolitana. No entanto, a reportagem acessou o sistema do TRE e não encontrou mais horários disponíveis em nenhum dos 18 municípios pernambucanos com cartórios ou centrais de atendimento da Justiça Eleitoral.

Jovens eleitores

Segundo dados do TRE-PE, Pernambuco tem mais de 6,7 milhões de pessoas aptas a votar. Mas, neste ano em que as disputas políticas prometem ser acirradas, as atenções se voltam para o público que não é obrigado a votar; em especial, os jovens de 15 (que farão 16 até o dia do primeiro turno) a 18 anos. Depois de uma intensa campanha nas redes sociais, que envolveram, até, artistas e influenciadores, o alistamento eleitoral nessa faixa etária deu um salto de mais de 1,14 milhão de novos eleitores em todo o País. No geral, incluindo os demais públicos, o número de emissões de títulos cresceu 45,63% entre fevereiro e março, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Prestes a atingir a maioridade, a estudante Madje Sobral, de 17 anos, não perdeu tempo. Ainda no ano passado, depois de ver o tutorial de uma influenciadora no TikTok, ela seguiu o passo a passo e tirou o título no site da Justiça Eleitoral.

“Eu nunca tinha visto motivarem tanto os jovens [a votar] como estão motivando este ano. Nós, jovens, muitas vezes, não entendemos o ‘poder’ que temos nas mãos. Acho muito importante dar um engajamento maior”, considera. “Acho que isso incentiva os jovens a pesquisar e a conhecer a vida de cada candidato. Muitas vezes, esquecemos que o País se encontra na atual situação porque não fizemos a diferença na hora de votar”.

Alerta de golpes

À medida que o prazo para a regularização da situação eleitoral vai chegando ao fim, aumenta o risco de aplicação de golpes cibernéticos. O Comitê de Governança de Segurança da Informação do TRE-PE divulgou um alerta para a ocorrência de fraudes contra eleitores que precisam solicitar alistamento, transferência ou revisão do título. Os golpistas enviam e-mails ou mensagens por redes sociais reproduzindo conteúdo falso para reter dados das vítimas. A Justiça Eleitoral reiterou que não manda mensagens com links para a população. Todos os atendimentos são feitos pelo site oficial do órgão.

Via Folha de Pernambuco.

Artigos relacionados