Prazo de duração da pensão por morte foram alterado pela Portaria n°424; Entenda

Tanto a idade quanto o período para recebimento de pensão por morte de cônjuges e parceiros foram alterados pela Portaria nº 424.

O benefício previdenciário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também é destinado aos dependentes de um trabalhador que morreu ou teve sua morte declarada pela Justiça.

Crianças e irmãos entram no grupo de beneficiários. Todos aqueles que recebem pensão por morte devem estar cientes da duração do benefício. Confira abaixo a mudança estabelecida, que também leva em conta a idade do dependente.

Portaria de pensão por morte nº 424: até 21 anos – 3 anos; de 22 a 77 anos – 6 anos; de 28 a 30 anos – 10 anos; de 31 a 41 anos – 15 anos; de 42 a 44 anos – 20 anos; e mais de 45 anos – vida.

Vale ressaltar que são necessários 3 requisitos básicos para se tornar beneficiário da modalidade, como comprovar o óbito ou morte presumida do segurado, demonstrar a qualidade do segurado falecido e ter a qualidade do dependente.

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp!!

Via Blog Brasil News

Artigos relacionados

Deixe um comentário