Povos Quilombolas na Luta Contra à Privatização da Chesf e em Defesa do Rio São Francisco

Na sexta-feira dia 15 de dezembro de 2017, várias Comunidades Quilombolas estiveram presentes na realização do evento do Forum Social em Defesa das Águas e do Rio São Francisco, na cidade de Petrolândia.
Representando a Regional do São Francisco, estavam presentes as Comunidades de Santa Maria da Boa Vista: Inhanhum, Serrote e Cupira, bem como o Território Quilombola Águas do Velho Chico, que engloba cinco comunidades e, a Comunidade de Cruz dos Riachos, de Cabrobó, que vieram juntamente com as representações do MAB-Movimento dos Atingidos por Barragens.
Esteve também presente a Comunidade Quilombola Borda do Lago – Negros de Betinho, com seu Presidente Sr. Cicero Abraão, o Vice-Presidente João Paulo, Rita de Cássia –  Diretora do Departamento Quilombola da Prefeitura de Petrolândia, Otaviano e Daniel Silva – Diretores de Cultura, Roberto Antônio – Articulação Política Quilombola e, vários outros representantes da Comunidade.
A Comunidade Quilombola Borda do Lago, tem uma história que data desde 1987, quando vieram da Petrolândia Velha e se instalaram na Agrovila 4 da reta.
O momento mais forte da participação das Comunidades Quilombolas, foi o plantio simbólico de uma muda de árvore realizado pela Comunidade da Borda do Lago, juntamente com o Instituto Cultural Raízes, ao som do Maculelê e do rufar de tambores do Maracatu.
 
REPRESENTANTES DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA ÁGUAS DO VELHO CHICO
 
REPRESENTANTES DA REGIONAL QUILOMBOLA DO SÃO FRANCISCO
DOS MUNICÍPIOS DE SANTA MARIA DA BOA VISTA E CABROBÓ
JUNTAMENTE COM REPRESENTANTES DO MAB
 
APRESENTAÇÃO DE MACULELÊ REALIZADA PELA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA BORDA DO LAGO

OUTRAS FOTOS DA PARTICIPAÇÃO QUILOMBOLA

Via Instituto Cultural Raízes
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário