Por 59 votos a 28 PT mantém acordo com PSB e retirada de candidatura em PE

O Diretório Nacional do PT decidiu nesta sexta-feira, 3, por 59 votos a 28, manter a decisão da cúpula do partido que fez um acordo com o PSB em troca de alianças estaduais. Com o acerto, o partido garantiu a neutralidade do PSB no primeiro turno da eleição presidencial e evitou que os socialistas apoiassem formalmente a candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República.

O acordo entre os dois partidos teve como ponto central a retirada da candidatura da vereadora de Recife Marília Arraes (PT) ao governo de Pernambuco. Essa era a condição estipulada pelo PSB, que tem a reeleição do governador pernambucano Paulo Câmara como prioridade e vê a presença da petista na disputa como um obstáculo, dada a força eleitoral do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado.

Além da neutralidade no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto, os socialistas se comprometeram a abrir mão da candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda ao governo de Minas Gerais e apoiar a reeleição do governador mineiro, Fernando Pimentel (PT).

Via Veja

Artigos relacionados

Deixe um comentário