Polícia soluciona assassinato de dois irmãos em Petrolina, PE

A Polícia Civil (PC) detalhou as investigações que levaram à elucidação do assassinato de dois irmãos, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Em coletiva de imprensa, realizada na manhã de hoje (5), os delegados Magno Neves e Gabriel Sapucaia explicaram que as mortes foram motivadas por um suposto furto de drogas. Os suspeitos de executar as vítimas são dois adolescentes, de 16 e 17 anos, que já foram apreendidos. Outro suspeito de envolvimento no caso já é considerado foragido. É um homem que está no regime semiaberto e já tem mandado de prisão.


Delegados Gabriel Sapucaia, Isabella Cabral e Magno Neves. (Foto: Alieny Silva/Blog do Carlos Britto)

Segundo o delegado Gabriel Sapucaia, os dois meninos – Gustavo Vitor Souza dos Santos, de 13 anos, e Manoel Carlos Souza dos Santos, de 10 – foram levados do bairro Cacheado e assassinados na sexta-feira (29/03), “muito embora o corpo de Manoel tenha sido encontrado na segunda-feira (1º/04)”. Gustavo foi encontrado próximo ao Pátio de Eventos Ana das Carrancas, zona oeste da cidade. Já o corpo de Manoel foi encontrado no N-9 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, na zona rural da cidade.

Matérias relacionadas: Adolescente é encontrado morto em Petrolina, PE

Após assassinato do filho de 13 anos, mãe vai ao IML reconhecer corpo que pode ser do filho caçula, de 11 anos em Petrolina, PE

Corpos encontrados em Petrolina são de irmãos de 10 e 13 anos de idade

O crime foi praticado por dois adolescentes e nós temos a participação de outros investigados. Com relação à morte do Gustavo, ele foi levado pelos dois adolescentes por meio de um veículo Gol, que foi apreendido. O menor foi agredido fisicamente e um dos adolescentes efetuou quatro disparos na cabeça do Gustavo. Imediatamente, eles retornaram ao bairro Cacheado, um permaneceu no bairro e o outro foi em direção a Emanoel e o levou no veículo para o N-9, onde efetuou dois disparos na cabeça dele”, explicou Sapucaia.

As investigações e a confissão dos adolescentes trazem a motivação por conta de drogas. Sobre os dois adolescentes suspeitos, acreditamos que eles são traficantes e disseram que tinham 75g de maconha e dois mil reais em cocaína. Os menores teriam furtado essa droga, sobretudo o Gustavo. Os dois adolescentes foram lá e ceifaram a vida dos meninos. O Manoel acabou sendo morto com o objetivo de ocultar o crime do Gustavo”, ressaltou o delegado Gabriel Sapucaia.

As investigações apontam que Gustavo foi torturado pelos adolescentes para poder confessar o furto e apontar onde estavam as drogas. “Gustavo foi torturado para poder confirmar que ele tinha subtraído aquela quantidade de drogas e revelar onde estava. As investigações continuam para saber se eles fazem parte de uma associação criminosa. O foco da empreitada delituosa era o Gustavo, pela suposta subtração de drogas. Os suspeitos moram no mesmo bairro da vítima”, explicou. A arma utilizada no crime – um revólver calibre 38 – não foi apreendida. Os adolescentes contaram que foram até à Ponte Presidente Dutra, no sábado (30), dia seguinte ao crime, e jogaram a arma no Rio São Francisco.


Foragido

O delegado Magno Neves falou sobre o suspeito de envolvimento que está foragido. “Eles praticaram esse crime e contaram com uma pessoa maior, o qual identificamos e ele já tem mandado de prisão. O carro pertencia a ele e há um indicativo de que a droga também pertencia ao fugitivo, que está no semiaberto e tem várias passagens por tráfico e roubo. A gente acredita que essa droga seria dele e talvez esses adolescentes seriam vendedores. Por ter sido subtraída, sob o comando dele querendo saber o resultado, forçou os adolescentes e eles buscaram essa resposta ceifando a vida dos menores”, colocou Magno. “Ele vai responder por homicídio qualificado. Os adolescentes já estão internados no Senip. A polícia está atrás dele e a gente conta com a população para denunciar. Ele estava com tornozeleira eletrônica, mas ele deve ter cortado, porque nós estamos atrás dele desde ontem”, acrescentou o delegado.

Os adolescentes suspeitos vão responder por ato infracional análogo a homicídio. A PC terá 30 dias para concluir o inquérito e encaminhar ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Mãe


Francineide dos Santos, mãe das vítimas. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

A mãe das vítimas, Francineide dos Santos, acompanhou a coletiva da Polícia Civil e falou com a imprensa. Para ela, o sentimento é de Justiça. “O sentimento é só justiça, que eles paguem pelo que fizeram. Meus filhos, hoje, não estão aqui. Um podia está envolvido nessas coisas. O Manoel Carlos não se envolvia nessas coisas, ele só estava acompanhado do irmão. O Gustavo era mais desobediente, ele tinha amizades erradas. Mas minha vida é trabalhar. Criei eles sozinha, porque sou separada há nove anos. Eu já tinha medo que isso acontecesse ao Gustavo, porque o Emanoel ara mais carinhoso, vivia no meu pé”, declarou Francineide. Ela disse que não conhece os menores apreendidos, mas reconhece o homem que está foragido, que ele é morador do mesmo bairro que ela reside.

Francineide ainda deixou um alerta aos pais. “Quem tiver seus filhos e tiver oportunidade de ficar perto deles, que cuide dos seus filhos, porque quem faz isso com duas crianças, não é gente. Faltou oportunidade de cuidar dos meus filhos. Perder dois filhos não é fácil”, finalizou a agricultora, aos prantos.

Via Blog do Carlos Britto

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Pena máxima para quem matar com requinte de crueldades . 30 anos no mínimo em regime fechado trabalhando para pagar pelo que come. Se tiver reformas nas leis tem avanço ordem e progresso no Brasil. Acorda povo já.

Deixe um comentário