Polícia Federal alerta para golpe de clonagem no WhatsApp onde bandidos fingem ser do ministério da saúde

A Polícia Federal de forma preventiva alerta os usuários que tem conta no whatsapp para o perigo de terem a sua conta clonada ou sequestrada por bandidos com o objetivo de aplicar golpes financeiros através dos contatos da agenda telefônica. Ter o WhatsApp clonado tem se tornado cada vez mais recorrente no Brasil.

Um levantamento feito pela empresa de cibersegurança PSafe (desenvolvedora de aplicativos de segurança) apontou que, a cada dia, 23 pessoas são vítimas de clonagem de suas contas de whatsapp em todo o país. E os golpes financeiros, envolvendo os contatos de quem tem sua conta invadida já atingiu 8,5 milhões de brasileiros

COMO O GOLPE ESTÁ SENDO APLICADO?
Com a perspectiva do início da vacinação contra a covid-19, bandidos estão fingindo ser do Ministério da Saúde telefonam para a vítima com a desculpa de fazer um falso agendamento de vacinação para iniciar a campanha de imunização contra a covid-19. Enquanto isso, pedem ao suporte do WhatsApp o código de ativação do aplicativo. usando o número telefônico da vítima; O código é enviado por mensagem via SMS, mas a vítima pensa que o número é apenas para validar o agendamento da vacina e o repassa para os golpistas; com o código, os bandidos clonam o aplicativo de mensagens e passam a ter acesso a todas as conversas do usuário enganado e começam a pedir dinheiro para amigos e familiares que estão armazenados na agenda telefônica.

COMO SE PROTEGER DO GOLPE:

O MINISTÉRIO DA SAÚDE:
A) Liga sempre para as pessoas do número 136 ou 00136. Se receber ligação de qualquer outro número, desligue porque é golpe;
B) Não está realizando nenhum agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina;
C) Não pede o código para confirmação da pesquisa;
D) Não solicita dados pessoais ou doação em dinheiro;

O Ministério esclareceu que não há obrigação de cadastro prévio, seja no posto de saúde ou no acesso ao aplicativo Conecte-SUS Cidadão. A pessoa que for ser vacinada pode ser identificada e cadastrada na hora. O app facilita a identificação no momento de tomar a vacina. A intenção do governo federal é que a população possa agilizar a aplicação da vacina ao gerar um QR Code com suas informações. O Ministério afirma que quem não estiver cadastrado na base de dados da pasta será incluído no momento da vacinação utilizando seu CPF ou número do Cartão Nacional de Saúde, conhecido como cartão SUS.

COMO EVITAR TER SEU WHATSAPP CLONADO?
A) Faça a ativação de confirmação em duas etapas, criando um código (PIN) com seis dígitos. No sistema IOS (Iphone) vá em Ajustes/Conta/Confirmação em duas etapas. No sistema Android (Samsung) vá em *Configurações/Conta/Confirmação em duas etapas.
B) Nunca forneça o código de ativação a ninguém sob nenhuma hipótese. Ele é um dispositivo de segurança que diz respeito apenas ao whatsapp e só podem ser acessados pelo dono da conta e por ninguém mais;

O QUE FAZER CASO SEU WHATSAPP TENHA SIDO CLONADO?
A) Informe imediatamente as pessoas dos seus contatos, através de redes sociais que sua conta do WhatsApp foi clonada e que elas podem ser vítimas de crimes financeiros utilizando o seu nome.
B) Entre em contato com a operadora do celular e solicite a suspensão temporária da linha telefônica. Em seguida, vá até uma loja autorizada da empresa de telefonia, apresente os documentos legais do titular da conta e peça para transferirem o número da linha telefônica para um novo chip. O procedimento é feito na hora.
C) Envie um e-mail para [email protected] informando seu número no formato internacional (+55 9 0000 0000), solicitando bloquear o WhatsApp clonado; ou vá em ajustes/ajuda/fale conosco e informe o problema caso seu celular seja sistema IOS (iphone) ou configurações/ajuda/faleconosco, caso seu celular seja sistema Android (Samsung). O perfil permanecerá suspenso por 30 dias para que você consiga reativá-lo. Depois que a linha estiver ativa outra vez, reinstale o aplicativo do WhatsApp e configure a conta. *Se a sua conta não for reativada dentro de 30 dias, ela será completamente apagada dos servidores do WhatsApp e será necessário cadastrar outro número.
D) Vá até uma Delegacia de Polícia Civil mais próxima e preste um Boletim de Ocorrência a fim de que possa iniciar uma investigação policial. Os crimes para quem se apropria da conta de whatsapp de terceiros pode ser configurado como falsidade ideológica, estelionato e furto, com penas que variam de 3 a 15 anos, além de multa.

Via Agreste Violento

Artigos relacionados

Deixe um comentário