Polícia conclui que assassino agiu sozinho em ataque a creche de Santa Catarina

Investigação teve apoio da embaixada norte-americana e concluiu que autor do atentado agiu sozinho e planejou ataque durante meses. Jovem que invadiu local com facão está preso preventivamente.

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu o inquérito sobre o ataque a uma creche em Saudades, no Oeste catarinense, e confirmou nesta sexta-feira (14) que o jovem que invadiu o local e matou cinco pessoas agiu sozinho e “tinha pressa”, pois queria “matar o máximo de pessoas”. Segundo o delegado Jerônimo Marçal Ferreira, o jovem de 18 anos planejava o ataque há meses. Ele segue preso preventivamente.

“Agiu consciente do que fez, o tempo todo. Ele planejou a ação já há vários meses, desde o ano passado ele vinha planejando. Então, foi um crime premeditado”, afirmou.

Conforme Ferreira, responsável pela investigação, o jovem “confessou que planejou e que agiu sozinho”. “Ele falou estar arrependido, mas eu não consegui aferir se era um arrependimento genuíno ou não”, disse o delegado.

Ainda segundo a Polícia Civil, o autor do ataque chegou a ir trabalhar no dia do ataque e no intervalo, esteve em casa e depois foi para a creche.

“Ele queria matar o máximo possível de pessoas, agiu com este objetivo e estava com pressa porque queria atingir o máximo possível. Então, ele tentava entrar numa sala, não conseguia, ia correndo para outra”, disse o delegado.

O jovem foi indiciado ainda na semana do ataque por cinco homicídios triplamente qualificados e uma tentativa de homicídio e segue preso em Chapecó, também no Oeste.

O inquérito concluído nesta sexta ouviu mais de 20 testemunhas e deve ser encaminhado ainda nesta sexta-feira ao Ministério Público de Santa Catarina.

Durante as diligências, a polícia descobriu que o jovem, inicialmente, tinha intenção de matar pessoas de seu convívio familiar, mas como não conseguiu adquirir arma de fogo, escolheu cerca de quatro dias antes o local do ataque

Auxílio internacional

Durante entrevista nesta manhã, o delegado geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, afirmou que houve troca de informações com embaixada Americana no Brasil sobre o ataque. As investigações tiveram apoio de agências internacionais para identificar ações criminosas semelhantes em outros locais. No entanto, não foram repassados detalhes.

Coletiva da Polícia Civil sobre a conclusão do inquérito do ataque a creche no município de Saudades — Foto: Julio Cavalheiro/Secom
Coletiva da Polícia Civil sobre a conclusão do inquérito do ataque a creche no município de Saudades — Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Com as informações obtidas nos dispositivos eletrônicos, quatro estados brasileiros também foram informados por Santa Catarina sobre casos de pessoas que desejavam cometer ataques parecidos. Os detalhes e locais específicos não foram divulgados pela polícia.

“Foi possível identificar que outras pessoas tinham intenções semelhantes ao do jovem de Saudades. Então, por causa, disso em razão da troca de informações, outros estados puderam agir e, possivelmente impedir que resultados semelhantes, condutas criminosas semelhantes”, disse o delegado regional de Chapecó, Ricardo Casagrande, sem dar detalhes sobre essas ouças ações.

Creche em Saudades onde três crianças e duas funcionárias foram mortas — Foto: Fernanda Moro/NSC TV
Creche em Saudades onde três crianças e duas funcionárias foram mortas — Foto: Fernanda Moro/NSC TV

Ataque

O ataque à creche aconteceu na manhã de 4 de maio. Três crianças de 1 ano e duas funcionárias, uma professora e uma agente educativa, morreram. Uma quarta criança ficou ferida, foi hospitalizada, mas recebeu alta no domingo (9).

O autor deu golpes contra si mesmo após o ataque e foi internado. Ele recebeu alta na quarta-feira (12) e foi levado ao presídio em Chapecó — Saudades, onde o crime ocorreu, não tem unidades prisionais. Ele passará por avaliação psicológica dentro da unidade.

Quem são as vítimas?

Keli Adriane, Sarah Luiza, Anna Bela, Murilo Massing e Mirla Renner são as vítimas do atentando a creche em Saudades (SC) — Foto: Reprodução/Redes Sociais; Reprodução/NSC TV
Keli Adriane, Sarah Luiza, Anna Bela, Murilo Massing e Mirla Renner são as vítimas do atentando a creche em Saudades (SC) — Foto: Reprodução/Redes Sociais; Reprodução/NSC TV
  • Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, era professora e dava aulas na unidade havia cerca de 10 anos
  • Mirla Renner, de 20 anos, era agente educacional na escola
  • Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses
  • Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses
  • Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

Veja o que se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre o caso:

  • Um homem de 18 anos invadiu a escola Aquarela com duas facas às 10h de terça (4).
  • A creche fica na cidade de Saudades (SC), 600km de Florianópolis, e atende crianças de 6 meses a 2 anos.
  • 20 crianças estavam no local sob os cuidados de 5 professoras.
  • A primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora Keli Adriane Aniecevski. Mesmo ferida, ela correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos.
  • O homem chegou até a sala e continuou os ataques, matando Keli e três crianças. Mirla chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
  • Todas as vítimas foram atingidas com, pelo menos, cinco golpes de facão.
  • O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças.
  • Na casa do assassino, a polícia encontrou R$ 11 mil e duas embalagens de facas novas.
  • O velório e o sepultamento das cinco vítimas foram coletivos.
  • O homem foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados, além de uma tentativa de homicídio contra a criança que foi ferida.
  • A Justiça de Santa Catarina converteu a prisão em flagrante do autor para prisão preventiva.
  • A polícia está analisando computadores encontrados na casa de autor e ouvindo testemunhas.
  • O autor do ataque foi ouvido pela polícia ainda no hospital seis dias após invadir a creche com facão. O teor do depoimento não foi detalhado.
  • Ele foi levado para o presídio após receber alta.
Jovem invade escola e ataca alunos e professores em SC — Foto: Arte/G1
Jovem invade escola e ataca alunos e professores em SC — Foto: Arte/G1

Artigos relacionados