Planalto admite que Temer viajou em avião particular quando era vice

O Palácio do Planalto admitiu nesta quarta-feira (7) que o presidente Michel Temer viajou em um avião particular para a Bahia quando ainda era vice-presidente. Mas informou que ele não sabia quem era o dono do jato. Na terça-feira (6), ao falar sobre a informação do delator da JBS Joesley Batista – de que Temer tinha viajado em um avião do empresário -, o Palácio do Planalto declarou que Temer usou aviões da FAB. Nesta quarta (7), o governo voltou atrás.

Depois que veio ao público a informação de que Michel Temer e família tinham viajado no avião de Joesley Batista em 2011, a assessoria do presidente Temer divulgou nota na noite de terça-feira (6). “O então vice-presidente Michel Temer não foi a Comandatuba, em janeiro de 2011. Ele foi no mês de abril para compromisso com o grupo Lide e utilizou aeronave da FAB para seu deslocamento. Michel Temer também usou avião da FAB para deslocamento a Porto Alegre no mês de janeiro”.

Nesta quarta-feira (7), no entanto, a presidência divulgou nova versão dos fatos. Disse que: “o então vice-presidente Michel Temer utilizou aeronave particular no dia 12 de janeiro de 2011 para levar sua família de São Paulo a Comandatuba, deslocando-se em seguida a Brasília, onde manteve agenda normal no gabinete. A família retornou a São Paulo no dia 14 usando o mesmo meio de transporte. O vice-presidente não sabia a quem pertencia a aeronave e não fez pagamento pelo serviço”.

De acordo com o plano de voo que a TV Globo teve acesso, a aeronave da JBS decolou de Congonhas, São Paulo, à 13h55 do dia 12 de janeiro de 2011, levando Michel Temer e família. Chegou no aeroporto de Comandatuba, na Bahia, às 15h15. E decolou novamente, desta vez rumo à Brasília, com Michel Temer a bordo, às 15h30. Às 17h, o vice-presidente chegou a Brasília.

A agenda oficial de Temer naquele dia previa uma série de reuniões a partir de 16h. A família de Temer, que ficou em Comandatuba, voltou para São Paulo no dia 14 de janeiro no jato de Joesley. O avião decolou por volta de 20h e chegou a Congonhas perto de 22h.

O diário de bordo do avião particular de Joesley Batista já foi entregue à Procuradoria-Geral da República. A JBS está fazendo um levantamento de todos os voos da aeronave e de outras que podem ter sido fretadas para servirem a políticos. Os investigadores querem saber se Temer usou esse avião outras vezes, para ir a cidades como Porto Alegre, por exemplo.

Apesar de o presidente ter dito em nota oficial que não sabia a quem pertencia a aeronave, fontes com acesso à investigação revelaram que Joesley Batista disse que recebeu uma ligação do presidente agradecendo as flores dada à esposa de Temer, Marcela, momentos antes da viagem de volta a SP.

Via Jornal Nacional

Artigos relacionados

Deixe um comentário