PISO DOS PROFESSORES: SINTEPE cobra RAQUEL LYRA e recorda fala da governadora sobre ter dinheiro para a Educação

O Sindicato relembra uma fala de Raquel do dia 27 de abril de 2023, quando ela compareceu ao 20° Fórum Estadual Ordinário da Undime Pernambuco, no Recife.

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) publicou um vídeo nas redes sociais cobrando da governadora Raquel Lyra (PSDB) sobre o pagamento do piso salarial dos professores.

Na publicação, o Sindicato relembra uma fala de Raquel do dia 27 de abril de 2023, quando ela compareceu ao 20° Fórum Estadual Ordinário da Undime Pernambuco, no Recife.

“A Educação já é a prioridade de nossa gestão”, diz a publicação de Raquel nas redes sociais. Confira abaixo:

Dados do DIEESE

O Sindicato apresentou dados do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que vem realizando análises das finanças do Governo do Estado e observou que há margem para que o piso salarial seja pago para os professores da Educação.

Segundo os dados apresentados, com a arrecadação do Fundeb, haverá um crescimento de 13% e o Governo receberá mais de R$ 1,2 bilhão do precatório do Fundef, valor referente aos 40% que ficam com o governo.

“Para educação tem dinheiro”

Na publicação do Sintepe, a frase “Na educação tem dinheiro” é dita pela governadora e repetida várias vezes durante o vídeo.

PROFISSIONAIS REJEITAM PROPOSTA DO GOVERNO

Na última semana, os profissionais da educação aprovaram um novo calendário de mobilizações pelo Estado após rejeitarem a proposta do Governo, que era pagar o reajuste para 6.281 professores efetivos e com contratos temporários em 2023.

A categoria seguirá “lutando por seus direitos e pela valorização profissional” para que o piso salarial seja implementado para todos os servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco – que em 2023 é de 14,95%.

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES DOS PROFESSORES

  • 16 de maio – atos públicos em favor do reajuste do Piso na Carreira da Educação às 16h no cruzamento do Derby, na Avenida Agamenon Magalhães.
  • 24 de maio – atos públicos em favor do reajuste do Piso na Carreira da Educação às 16h no cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, no Bairro de Santo Antônio, no Recife.
  • 25 de maio, 01 e 06 de junho – paralisações na Rede Estadual nas Escolas e locais de trabalho, a partir das 13h nas Escolas do Programa Integral e, após o recreio, nas Escolas Regulares.
  • 25 de maio, 01 e 06 de junho – panfletagens com a Carta à Comunidade Escolar, em todo o Estado de Pernambuco.

Via Jornal do Comércio.

Artigos relacionados