Petrolina inicia castração de animais com unidade móvel em diversos bairros da cidade

Ações começam nesta terça-feira (6), no bairro Loteamento Recife, onde serão assistidos animais de rua resgatados pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses.

A prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, inicia nesta terça-feira (6), um mutirão de castração de animais de rua. Os serviços serão disponibilizados em diversos bairros da cidade, que apresentem notificações de leishmaniose em humanos, seguindo o planejamento da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS).

As atividades serão desenvolvidas durante o mês de julho e divididas em duas semanas. A primeira semana de castrações será do dia 6 a 9 de julho e a segunda de 20 a 23 de julho. De acordo com o cronograma da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, o primeiro bairro a receber a unidade móvel de castração será o Loteamento Recife.

Para o coordenador do Centro de Zoonoses do município, Kahel Neves, os serviços de castração permitirão manter o controle populacional dos animais e consequentemente de doenças.

“Com essas ações poderemos realizar atividades de controle reprodutivo de animais errantes, através da castração, bem como, tratar das zoonoses e evitar a propagação, em especial da leishmaniose, no ser humano”, explica.

Neste primeiro momento, serão assistidos os animais de rua resgatados pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses e direcionados para a castração na unidade móvel. Para a realização dos procedimentos, dois médicos veterinários atuam na unidade, que tem estrutura para realização de até 50 procedimentos por semana.

Depois de realizados os procedimentos, os animais ficarão disponíveis para adoção ou serão devolvidos para o bairro onde foram resgatados.

Via G1

Artigos relacionados