Petrolina é primeira do Nordeste e está entre as 100 melhores cidades do País, aponta ranking

Em dez anos, entre 2005 e 2010, Petrolina subiu 46 posições no ranking nacional das 100 melhores cidades do país e se tornou a primeira do Nordeste. Para se ter uma ideia da importância do levantamento, Feira de Santana, uma das maiores e principais cidades da Bahia, com características semelhantes à Petrolina, fez o processo inverso: caiu 50 posições.

O ranking foi  desenvolvido pela empresa Macroplan. Para chegar a esta conclusão, a consultoria analisou os municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores divididos em quatro áreas distintas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade.No ranking nacional, Petrolina está na posição 45 das 100 selecionadas para o levantamento.

Os principais desafios das gestões municipais se resumem em três esferas centrais: aumento da produtividade dos gastos públicos (produzir mais com os mesmos recursos), priorizar os projetos no setor de educação e ter uma governança compartilhada com a sociedade.

Juntas, de acordo com o levantamento da Macroplan, as cem cidades mais populosas do Brasil representam 39% da população brasileira, produzem 50% do PIB (Produto Interno Bruto) e respondem por 54% dos empregos formais do país. A região Sudeste é a que concentra a maior parte delas: 49 municípios, sendo 8 deles entre os dez melhores ranqueados. Confira o ranking neste link http://exame.abril.com.br/brasil/o-ranking-do-servico-publico-nas-100-maiores-cidades-do-brasil/ (Com informações do Portal Exame)

Via Carlos Britto

Artigos relacionados

Deixe um comentário