Petrolina comemora Dia da Caatinga com exposição fotográfica

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga será inaugurada nesta terça-feira (28), às 16h, a exposição “Caatinga Viva”, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ao todo, serão expostas 40 fotografias de autoria de analistas ambientais e mateiros do Centro. As imagens serão expostas no Museu de Fauna da Caatinga e foram registradas durante atividades de campo em cidades da região. 
 
As imagens retratam a beleza e diversidade existentes no bioma, a vida que habita os mais diversos lugares de municípios dos estados inseridos na atuação do PISF – Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba – com paisagens, belos crepúsculos, além de animais que compõem a rica fauna da Caatinga. Borboletas, libélulas, corujas, beija-flores, cachorros-do-mato, jacarés, saruês e iguanas das mais variadas espécies compõem a mostra.
 
“A escolha das fotos partiu não só de questões técnicas como foco, nitidez ou exposição, mas também do que elas tinham a nos dizer sobre a Caatinga”, afirma uma das curadoras e servidora do Cemafauna, Kathianne Souza, com formação em Artes Visuais. A mostra segue até o dia 15 de maio desse ano. A ação é do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna).
 
DIA NACIONAL DA CAATINGA – A Caatinga é um bioma unicamente brasileiro que ocupa uma área de 895 mil quilômetros quadrados em parte dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Sergipe, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Minas Gerais.
Por meio de decreto presidencial em 2003 foi instituído o dia 28 de abril como Dia Nacional da Caatinga, visto que essa era a data de nascimento do professor, engenheiro agrônomo e ecólogo pernambucano Vasconcelos Sobrinho, pioneiro na área dos estudos ambientais no Brasil e considerado uma das maiores autoridades em ecologia da América Latina. Foi ele também quem criou e assumiu a direção por muitos anos do Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, atual Parque de Dois Irmãos em Recife-PE.
SERVIÇO
Data:  28 de abril de 2015
Local: Museu de Fauna da Caatinga –  Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho – S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina – Pernambuco
Hora:  16h

Artigos relacionados

Deixe um comentário