Petrobras: Conselho conclui que diretoria pode aumentar preços; reajuste sai nesta sexta-feira (17)

Reunião do Conselho foi convocada nesta quinta-feira (16) de forma extraordinária a pedido do governo

O Conselho de Administração da estatal, que se reuniu nesta quinta-feira (16) de forma extraordinária, decidiu que os reajustes da estatal continuarão a vir sempre que for necessário. Essa foi a principal conclusão da reunião.

Os conselheiros também foram informados que a Petrobras deve anunciar, como já havia sido comunicado, novos reajustes nos combustíveis. Segundo o colunista Lauro Jardim, a estatal vai comunicar reajuste no preço do diesel nesta sexta-feira (17).

Segundo fontes, a companhia deve divulgar um fato relevante em que explica que precisa seguir as cotações internacionais para evitar desabastecimento. A estatal vem ressaltando risco de faltar diesel no segundo semestre deste ano.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que verá como um ataque direto ao governo caso a Petrobras decida reajustar o preço dos combustíveis nos próximos dias.

A reunião do Conselho foi convocada nesta quinta-feira (16) de forma extraordinária pelo presidente do Conselho, Marcio Weber, para tratar de “aumento de preço”.

Uma outra fonte lembrou que “a reunião foi convocada às pressas a pedido do governo para tentar segurar preço“. A última vez que a gasolina foi reajustada nas refinarias foi no dia 11 de março, quando subiu 18,7%, passando de R$ 3,25 para R$ 3,86. Ou seja, amanhã será a primeira alta em 98 dias.

Porém, uma outra fonte, disse que na reunião se decidiu que o Conselho não tem competência para definir preço e, sim, a diretoria da estatal. “Daí, a diretoria deve promover os aumentos”, lembrou uma fonte.

O encontro do Conselho, que ocorreu de forma virtual, ocorre um dia após a Câmara dos Deputados ter concluído a votação do projeto de lei que cria um teto para o ICMS que incide sobre combustíveis, energia, telecomunicações e transporte coletivo.

Via Folha de Pernambuco.

Artigos relacionados