Pernambuco registra temperaturas até 4ºC abaixo da média histórica, diz Apac

Inverno deve ser mais frio neste ano, principalmente no Agreste e no Sertão, segundo meteorologista Patrice Oliveira. Expectativa é de temperaturas mais baixas até agosto.

O inverno começou oficialmente em 20 de junho e moradores de algumas cidades pernambucanas têm tirado os casacos do armário. Gerente meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira apontou, nesta terça-feira (7), que já foram registradas temperaturas até 4ºC abaixo da média histórica em cidades do interior do estado nesse mês de julho.

“Em Águas Belas e São Bento do Una, já registramos 13ºC, enquanto a sua média é 17ºC. Quatro graus de diferença são bem sentidos pelas pessoas que estão nesses lugares. No Sertão, também. Em Ouricuri e Ibimirim, tivemos 14ºC, enquanto a sua média é 17ºC”, explicou Oliveira.

As temperaturas mais baixas são reflexo de um registro de maior precipitação nessas regiões. “Esse ano choveu mais no Agreste nos outros anos. A gente vinha tendo problema de falta de chuva, esse ano foi bem distribuído, contribui para ter temperaturas baixas”, apontou o meteorologista.

Com essa temperatura mais baixa, cidades como Garanhuns e Triunfo têm registrado neblina ao amanhecer. Oliveira lembra que, com o sol e aumento da temperatura, a cerração desparece com rapidez.

O mês mais frio em Pernambuco costuma ser agosto, segundo a Apac. “Nós esperamos que esse frio continue nessas regiões do Agreste e do Sertão até lá, como também em parte aqui do litoral”, afirmou Oliveira.

Na Região Metropolitana do Recife, temperaturas baixas têm sido registradas durante a madrugada, mas dentro da média histórica. “Até no Recife a temperatura noturna está bem agradável, em torno de 19ºC, 20ºC. Quem toma banho pela manhã, sente a água fria”, disse Oliveira.

Além de temperaturas mais baixas em julho, a expectativa é de que o Grande Recife, Zona da Mata Norte e Sul, além de parte do Agreste, ainda registrem chuva. “Acreditamos que na segunda quinzena de julho, vamos ter boas chuvas aqui no litoral”, declarou.

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário