Pernambuco pode receber prisão federal

O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou ontem que Pernambuco tem grandes chances de receber um dos cinco novos presídios federais que foram anunciados pelo presidente Michel Temer. Segundo Jungmann, o estado tem a segunda maior superlotação carcerária do Brasil.

“Pelos últimos dados que eu tenho, segundo o Fórum de Segurança Pública do Brasil, o estado tem um déficit de 20 mil vagas, por isso sai na frente solicitando que uma dessas construções seja feita aqui. Essa decisão, obviamente, vai caber ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. O que posso fazer é reforçar esse pleito, e farei isso.”
Há duas semanas, o governo do estado já havia informado ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) o interesse em receber um presídio federal. Para evitar que novas rebeliões com mortes aconteçam como no Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte, o ministro afirma que um importante passo é controlar o contrabando de armas, de drogas nas fronteiras. “O Exército não tem responsabilidade pela segurança nos presídios, mas sempre atendemos aos chamados de retomada de controle.
Nós acompanhamos as informações da área de inteligência das Forças Armadas, da Polícia Federal e do Gabinete de Segurança Institucional. Evidentemente, nós estamos muito preocupados. Temos a terceira maior fronteira do mundo, com 17 mil quilômetros. Hoje temos aproximadamente 35 mil homens para cuidar de uma das mais difíceis missões das Forças Armadas”, apontou.
Na próxima semana o Ministério da Defesa debaterá o tema com os governos do Peru e da Colômbia. “O combate ao tráfico de armas e drogas nas fronteiras não depende somente do Brasil, mas também dos seus vizinhos. Alguns desses países são grandes produtores de drogas e também têm contrabando de armas, então esse é um trabalho conjunto. Mas o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, que o Exército vem desenvolvendo junto às demais forças, está empregando tecnologia de ponta, como capacidade de visão noturna e radares móveis”, ressaltou o ministro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário