Pernambuco ganha 1º Fórum Regional de Defesa das Crianças e Adolescentes

Entidades sociais que trabalham em oito municípios do Sertão do Pajeú estarão reunidas neste sábado (1º), na Secretaria Municipal de Educação de Tabira, para a criação do 1º Fórum Regional DCA do Estado de Pernambuco. O encontro, organizado pela ONG Diaconia, pretende sensibilizar igrejas, pastorais, associações, sindicatos e organizações parceiras sobre a realidade vivenciada pelas crianças e adolescentes da região, e é parte de programação do Seminário sobre os Direitos da Infância e Adolescência.

O evento inicia às 8h, e também conta com uma programação especial para meninos e meninas, que participarão de oficinas educativas (abordando o trabalho infantil) e lúdicas (xilogravura, grafite, biojoias e cordel), na Escola Municipal José Odano Góes Pires. As atividades se encerram às 15h, com apresentações culturais e os resultados das oficinas, além da comemoração pelos 48 anos da Diaconia.

O seminário está sintonizado com o aniversário de 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comemorado em julho. Segundo o Disque 100, mais de 42 mil crianças e adolescentes já sofreram, este ano, algum tipo de violação contra os seus direitos. O número corresponde a mais da metade de todas as ligações registradas, entre janeiro e julho, pelo serviço de utilidade pública da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.  Os casos de negligência lideram o ranking, seguidos de violência psicológica, física e sexual, praticados, principalmente, contra meninas na faixa etária de 08 a 11 anos.

“A importância da criação de um Fórum DCA no Pajeú tem o objetivo de trazer melhorias à intervenção territorial, e fortalecer as nossas organizações para continuarmos avançando na busca de direitos de criança e adolescentes”, avalia o coordenador local Adilson Alves Viana.

História – Atuando há mais de 30 anos no Sertão do Pajeú, a Diaconia desenvolve projetos em parceria com os movimentos sociais, participando de fóruns e redes para implantação de políticas públicas voltadas à efetivação de direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Uma caminhada marcada por muitas lutas e conquistas, principalmente para os agricultores e agricultoras familiares, iniciado com as frentes de emergência durante as secas até a implementação de várias tecnologias de convivência com o Semiárido, incluindo a geração de trabalho e renda com o acesso às feiras agroecológicas. Nas áreas urbanas, a inserção tem se ampliado através de iniciativas de defesa e empoderamento das mulheres, crianças, adolescentes e juventudes.

Programação:

Seminário sobre Direitos da Infância e Adolescência e Formação do Fórum DCA
Local: 
Secretaria Municipal de Educação – Tabira (PE)

Oficinas com Crianças e Adolescentes e Celebração dos 48 Anos da Diaconia
Local: Escola Municipal José Odano Góes Pires – Tabira (PE)

Artigos relacionados

Deixe um comentário