Pernambuco confirma mais de 1,1 mil novos casos de coronavírus em 24 horas

Um dia após o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informar que que o governo do Estado irá fazer uma nova convocação de profissionais para reforçar a linha de frente no combate ao novo coronavírus, Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (19), 1.148 novos casos de covid-19 e 101 novas mortes confirmadas laboratorialmente nas últimas 24 horas. Agora, o total de pessoas infectadas pelo vírus no Estado subiu para 21.242 e 1.741 vieram a óbito desde o início da pandemia.

Dos novos casos, 751 se enquadram como leves, e 397 como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Já com relação ao número total de casos,  10.742 foram confirmados como leves e 10.500 graves. Os detalhes epidemiológicos, como idade, sexo e data de óbito dos pacientes, serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

De acordo com André Longo, em entrevista concedida à Rádio Jornal nessa segunda-feira (18), o Estado irá contratar novos profissionais de saúde, inclusive médicos residentes, para ajudar no enfrentamento da pandemia.

“Estamos preparando uma chamada para os médicos residentes ajudarem nos plantões. E não estou falando só de médicos. São médicos, enfermeiros e todos os profissionais que atuam em residência para dar, pelo menos, um plantão de 12h e ajudar no enfrentamento à pandemia aqui em Pernambuco”, anunciou André Longo.

O secretário não detalhou a frequência com que os plantões devem ser dados nem mesmo em que tipo de assistência (leitos de unidade de terapia intensiva, enfermaria ou emergência) os profissionais de saúde residentes atuarão. A Secretaria Estadual de Saúde informou que está no processo de elaboração do chamamento, que será divulgado em breve.

As residências médica e multiprofissionais constituem modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Via JC Online

Artigos relacionados

Deixe um comentário