Pernambuco autoriza retomada das cirurgias eletivas

Realização dos procedimentos deve se encaixar à demanda de insumos e leitos de cada unidade de saúde

A partir desta quinta-feira (1º), está autorizada a retomada das cirurgias eletivas em Pernambuco que demandem qualquer tipo de anestesia e internação hospitalar nas redes pública e privada de saúde do Estado. As cirurgias e procedimentos eletivos são aqueles que podem ser adiados e/ou reprogramados sem prejuízo à saúde do paciente. 

Esses procedimentos foram suspensos no dia 8 de março, por conta do aumento na ocupação das unidades hospitalares com pacientes infectados pelo coronavírus causador da Covid-19. 

No dia 17 de junho, o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), André Longo, anunciou uma retomada gradual. Para evitar que faltassem medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares no atendimento aos pacientes graves da Covid-19, que necessitam de ventilação mecânica, foram liberados, em um primeiro momento, os procedimentos com anestesias locorregionais, como as anestesias local e raquidiana.  

Agora, segundo publicação na edição desta quinta do Diario Oficial do Estado, não há mais essa restrição, exceto para as unidades hospitalares que apresentem estoques críticos dos medicamentos que compõem o chamado kit intubação e/ou que estejam recebendo complementação de estoques por meio da SES-PE para garantir atendimento ao paciente em terapia intensiva.

A realização desses procedimentos fica condicionada à realidade de cada unidade de saúde quanto à disponibilidade de vagas e de insumos médicos e hospitalares, principalmente nos locais que continuam com atendimento a pacientes com a Covid-19. 

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados