Pernambucanos poderão tirar nova Carteira de Identidade Nacional a partir de abril

O Governo de Pernambuco inaugurou, nesta quinta-feira (21), a Carteira de Identificação Nacional (CIN) no Estado. A ação deve permitir uma unificação dos principais dados sobre o cidadão em apenas um documento. A expectativa da gestão é impactar, em cinco anos, 9 milhões de pessoas.

Além disso, a gestão também inaugurou um Laboratório de Perícia Papiloscópica Forense no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), localizado no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.

O objetivo é impactar diretamente no melhoramento dos inquéritos policiais.Segundo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), a nova Carteira de Identificação Nacional deve “facilitar a vida do cidadão”

“A gente quer, finalmente, unificar as informações sobre uma pessoa em um só documento, e este é o primeiro passo. A nova carteira têm QR-Code e sinais gráficos para identificação.

Ela também restringe as chances de falsificação para a prática da criminalidade. Isso auxilia o cidadão na sua identificação, mas também caso o seu documento seja clonado”, explicou a governadora.

A Carteira de Identificação Nacional é uma iniciativa do Governo Federal, e já foi adotada em alguns estados brasileiros. O objetivo do documento é trazer as principais informações sobre o cidadão para identificação em todo o país, de forma mais segura e rápida.

O documento está disponível em formato físico e online, de forma gratuita.

O Governo do Estado ainda não divulgou como o serviço poderá ser expedido em Pernambuco, mas, segundo a gestão, isso deve acontecer em breve.

Via Portal PE10.

Artigos relacionados