Penitenciária de Pernambuco tem fuga de detentos após explosão abrir buraco em muro

Moradores relataram tiros na madrugada. Explosivo foi encontrado no entorno do presídio. Contagem é realizada para saber quantos fugiram, mas secretário fala em 'pelo menos 20'.

Detentos fugiram da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, a cerca de 80 quilômetros do Recife, nesta quinta-feira (9). Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a fuga aconteceu por volta das 4h, após explosão de um dos muros da unidade prisional.

Por telefone, o secretário de Justiça, Pedro Eurico, afirmou que “pelo menos 20 detentos” conseguiram fugir. A Seres informou que realiza, na manhã desta quinta, uma contagem para saber quantos e quais presos fugiram do local.Tropas especiais da Polícia Militar foram acionadas para auxiliar na recaptura.

A capacidade original da penitenciária é de 550 detentos, mas contava, antes da fuga, com 1971 presos, apontou Pedro Eurico.

Moradores da cidade relataram que os bandidos jogaram grampos na estrada de acesso ao município. Nesta manhã, uma banana de dinamite foi localizada no entorno do presídio, afirmou o secretário, e uma equipe especializada foi acionada para fazer a retirada do explosivo.

Explosivo foi encontrado no entorno da Penitenciária de Limoeiro após fuga de detentos, nesta quinta-feira (9) — Foto: Reprodução/TV Globo
Explosivo foi encontrado no entorno da Penitenciária de Limoeiro após fuga de detentos, nesta quinta-feira (9) — Foto: Reprodução/TV Globo

O comerciante Marcos André da Silva mora a cerca de um quilômetro do presídio e contou que acordou com os sons de tiros. “Foi por volta de umas 4h, era muito tiro. A gente via as balas de longe”, disse.

Por volta das 8h, um tapume foi colocado no local onde o buraco foi aberto por explosivos.

A Seres afirmou que uma sindicância administrativa será aberta para apurar as circunstâncias em que o caso ocorreu.

Explosão de banco

Na quarta-feira (1º), uma agência da Caixa também em Limoeiro foi alvo de bandidos, que causaram uma explosão para roubar dinheiro do local. Na ocasião, moradores também relataram ter ouvido diversos sons de tiro.

Segundo a Polícia Militar, a investida criminosa aconteceu por volta das 4h. A agência fica na Avenida Santo Antônio, na região central da cidade.

A Polícia Federal, responsável pelas investigações, apontou que toda a ação durou cerca de dez minutos. Ao menos 12 assaltantes participaram da investida. Eles chegaram à cidade em duas caminhonetes, sendo uma de cor preta e outra prata, além de uma moto dando cobertura para a entrada dos veículos na cidade.

Após a explosão, a quadrilha deixou a agência atirando para o alto para intimidar a população local, colocando inclusive grampos na pista com o objetivo de furar os pneus das viaturas em uma possível perseguição, afirmou a PF.

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário