Pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 já podem ser feitos

O procedimento deve ser feito por meio da Página do Participante até as 23h59 do dia 15 de abril

Desde a segunda-feira (4), os interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição para a edição deste ano. O pedido deve ser feito por meio da Página do Participante, no site do Inep, até as 23h59 do dia 15 de abril.

De acordo com as regras do Enem, tem direito à isenção todos os alunos do ensino médio que estudam em escolas públicas; bolsistas integrais em escolas particulares; candidatos cuja renda seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.820); ou ainda participante que declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda.

O mesmo prazo é válido para quem precisa justificar a ausência na edição de 2021 do exame. A justificativa é necessária para quem quer ter direto à isenção de taxa em 2022.

O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado no dia 22 de abril. O candidato que não tiver o pedido aceito pelo Inep ainda poderá solicitar o recurso de 25 a 29 de abril.

Como solicitar isenção e justificar ausência?
Para fazer a solicitação de isenção da taxa, o estudante deve informar o CPF e a data de nascimento no site do Inep, dentro da Página do Participante. Todas as informações pessoais de renda devem ser iguais às disponíveis na Receita Federal.

Já para justificar a ausência na última prova, o participante deve enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.    

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados